Geografias produzidas no lugar : os saberes dos educandos adultos nas atividades do Projeto Educativo de Integração Social

Orientador: James Patrick Maher

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2009
Main Author: Nunes, Fabio Pereira, 1980-
Orientador/a: Maher, James Patrick, 1949-2009
Banca: Giubilei, Sonia, Campos, Silmara de, Marandola Junior, Eduardo
Format: Dissertação
Language:por
Published: [s.n.]
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Online Access:http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251498
Citação:NUNES, Fabio Pereira. Geografias produzidas no lugar: os saberes dos educandos adultos nas atividades do Projeto Educativo de Integração Social. 2009. 130 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251498>. Acesso em: 14 ago. 2018.
Resumo Português:Resumo: Esta pesquisa é um estudo a respeito dos saberes e das experiências espaciais e corporais dos educandos adultos do Projeto Educativo de Integração Social (PEIS) nas atividades de geografia. Tem por objetivo dar evidência a presença de tais saberes na composição das aulas. Compreendemos que os educandos chegam à sala de aula com saberes espaciais e que constroem geografias em suas relações cotidianas. O modo como o PEIS concebe as práticas educativas foi determinante para o presente estudo, pois estão ancoradas numa concepção freireana de educação, pautadas no diálogo. Estabelecemos um diálogo entre o educador humanista Paulo Freire e a abordagem humanista em geografia, pois a educação visa a libertação do homem. Os registros realizados em sala resultaram em narrativas que permitiram evidenciar a leitura de mundo dos educandos e a relação entre o tema estudado e os seus saberes, construídos na sua relação com o lugar.
Resumo inglês:Abstract: This research is a study with regards of the knowledges and of the spaces experiences and physical of the adult students of the Education and Social Integration Project (ESIP) in the activities of the geography. This project has for objective proving the presence of such knowledges in the composition of the classes. We understand that the students arriving at classroom with space knowledeges and the make geographies in their daily relationship. The way as the ESIP conceive the educational practices was crucial for the present study, because they are anchored in the Paulo Freire conception of education ruled in the dialogue. It was established that a dialogue between humanist educator Paulo Freire and the approach in geography, because the education has in view release of the release of the human being. The fulfilled registers in classroom resulted in narratives that allowed to prove the reading the world of the students in relation to the studied theme and their knowledges, made in its relation with the place.