Educa??o fisica no ensino fundamental : uma experiencia com base na educa??o fisica plural

Orientador: Jocimar Daolio

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2007
Main Author: Murat, Claudio Pereira
Orientador/a: Daolio, Jocimar, 1958-
Banca: Ayoub, Eliana, Rangel, Concei??o Andrade
Format: Dissertação
Published: [s.n.]
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educa??o F?sica
Programa: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o F?sica
Assuntos em Portugês:
Assuntos em Inglês:
Online Access:http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/275213
Citação:MURAT, Claudio Pereira. Educa??o fisica no ensino fundamental: uma experiencia com base na educa??o fisica plural. 2007. Disserta??o (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educa??o Fisica, Campinas, SP. Dispon?vel em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/275213>. Acesso em: 9 ago. 2018.
Resumo Português:Resumo: Este estudo tem como tem?tica a Educa??o F?sica escolar no ensino fundamental, desenvolvida na perspectiva da cultura corporal e teve como sustenta??o te?rica os pressupostos da Educa??o F?sica Plural, defendida por Jocimar Daolio e amparada nas Ci?ncias Humanas, especificamente na Antropologia Social. O objeto de investiga??o ? o denominado Projeto Plurianual. Este projeto foi realizado numa escola p?blica, com quatro classes de quintas s?ries, e acompanhadas at? a oitava s?rie, final do ciclo do Ensino Fundamental. O trabalho est? estruturado em tr?s partes: no primeiro cap?tulo, o relato da minha trajet?ria na escola p?blica, as viv?ncias no interior do ambiente escolar, a quest?o da forma??o cont?nua e das dificuldades que o ensino p?blico imp?e por meio de pol?ticas educacionais que dificultam o acesso do professor ? capacita??o e atualiza??o profissional. O segundo cap?tulo traz como tema o trabalho desenvolvido na escola, fazendo a reflex?o da minha viv?ncia no ambiente escolar, o percurso da organiza??o e desenvolvimento do Projeto Plurianual, o entendimento inicial dos pressupostos da Educa??o F?sica Plural ?s situa??es de pr?ticas pedag?gicas, metodol?gicas e viv?ncia com os alunos e, a trajet?ria da forma??o continuada que me levou ao interesse de pesquisar a pr?pria pr?tica. O terceiro cap?tulo, no primeiro momento, trata dos pressupostos da Educa??o F?sica Plural nas limita??es do entendimento inicial ? viv?ncia acad?mica. O curso de Mestrado mostrou-me a extens?o da fundamenta??o te?rica e os princ?pios da Educa??o F?sica escolar defendida por Jocimar Daolio. O segundo momento procura aproximar os conceitos te?ricos da Educa??o e da Educa??o F?sica, na perspectiva da Antropologia Social e, tamb?m, aponta a import?ncia da cultura na educa??o escolarizada e a necessidade de desenvolver esse conhecimento com os alunos, prop?sito defendido pelos pressupostos da Educa??o F?sica Plural. Nas Considera??es Finais, s?o destacados os estudos, as a??es e as dificuldades enfrentadas para a realiza??o deste trabalho. Al?m disso, apresenta as possibilidades de contribui??o da Educa??o F?sica Plural, verificadas por meio desse estudo
Resumo inglês:Abstract: This study?s theme is the Physical Education in Middle School, developed in the perspective of corporal culture. Its theoretical sustentation is based on the presupposed of the Plural Physical Education, defended by Jocimar Daolio, and it is supported on the Human Sciences, specifically on Social Anthropology. The inquiry object is denominated Plural Annual Project, realized in a public school, starting with four fifth grade classrooms until their conclusion of Middle School, on the eighth grade. The work is structured in three parts. In the first chapter, the report of my trajectory on public school, the life experiences inside the school environment, the issue of the continued formation and difficulties that the public teaching instruction imposes through the educational politics that difficulties the access for the teacher to the qualification and to the professional update. The second chapter?s theme is the work developed in school environment, the way the organization and the development of the Plural Annual Project was going to, the initial understanding of the presupposed of Plural Physical Education to the situations of pedagogical and methodological practices, the life experience with the students and the trajectory of the continued formation that made me interested to research the own practice. The third chapter, at first, is about the presupposed of the Plural Physical Education, from the limitation of the first understanding to the academic life experience. The Masters Degree showed me the extension of the theoretical basis and of the School Physical Education?s objectives, defended by Jocimar Daolio; at second, the importance to bring the theoretical concepts of the Education and of the Physical Education closer, with the perspective of Social Anthropology and also pointing out the importance of the culture on school education, and the need to amplify this knowledge with the students, intention defended by the presupposed of the Plural Physical Education. In the Final Considerations we can detach the studies, actions and difficulties contemplated to realize this work, they point, also, the possibilities of contribution of the Plural Physical Education, verified by this study