Ontem e hoje : percurso linguistico dos pomeranos de Espig?o D'Oeste-RO

Orientador: Tania Maria Alkmim

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:1995
Main Author: Pessoa, Maria do Socorro
Orientador/a: Alkmim, Tania Maria, 1949-
Banca: Koch, Ingedore Villa?a, Geraldi, Jo?o Wanderley
Format: Dissertação
Published: [s.n.]
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa: Programa de P?s-Gradua??o em Lingu?stica
Assuntos em Portugês:
Online Access:http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/268955
Citação:PESSOA, Maria do Socorro. Ontem e hoje: percurso linguistico dos pomeranos de Espig?o D'Oeste-RO. 1995. 242f. Disserta??o (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Dispon?vel em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/268955>. Acesso em: 20 jul. 2018.
Resumo Português:Resumo: A comunidade de Pomeranos, objeto desta pesquisa, ? constitu?da por 70 (setenta) fam?lias que pertencem ? Linha Figueira, quil?metro 19 e 21, na divisa do Munic?pio de Cacoal e Espig?o D'Oeste, em Rond?nia. ? uma comunidade formada por descendentes de imigrantes que vieram da antiga Pomer?nia (hoje, parte pertencente ? Alemanha e parte ? Pol?nia), para o Brasil, no fim do s?culo passado (1870). A grande maioria dos primeiros pomeranos imigrados veio para o Esp?rito Santo e outros se deslocaram pelo Brasil. V?rias fam?lias desses pomeranos que estavam no Esp?rito Santo, nos anos setenta (70) se estabeleceram em Rond?nia. Por se terem mantido unidos, os pomeranos conservaram muitas de suas tradi??es, como a religi?o Luterana e muitos dos seus costumes de alimenta??o, arquitetura residencial. As festas tradicionais, como o casamento, representam um dos aspectos melhor preservado da cultura de origem. A comunidade de pomeranos conseguiu manter, durante algum tempo, em Espig?o D'Oeste, um certo isolamento geogr?fico e cultural, por?m, a migra??o para Rond?nia acabou promovendo um processo de acultura??o com reflexos no campo social, religioso, cultural e lingu?stico. A l?ngua pomerana ainda ? a l?ngua da vida tradicional do grupo, utilizada no conv?vio di?rio entre seus membros e na pr?tica de suas atividades econ?micas e culturais. Mas, aos poucos, a l?ngua portuguesa come?a a penetrar na comunidade e podemos afirmar que os pomeranos de Espig?o D'Oeste sofrem um processo de mudan?a lingu?stica. A situa??o de contato lingu?stico com a sociedade regional provocou uma altera??o na posi??o da l?ngua pomerana dentro da comunidade em fun??o da introdu??o da l?ngua portuguesa. Este estudo apresenta a hist?ria desses pomeranos, destaca usos e costumes e tem como objetivo principal a hist?ria do percurso lingu?stico dessa comunidade, contemplando, particularmente, os fatores s?cio-lingu?sticos de tal percurso. A investiga??o do percurso lingu?stico dessa comunidade parte de dados de sua hist?ria, procurando entender as mudan?as softidas ao longo do tempo. Ao lado disso descreve a situa??o lingu?stica atual da comunidade, considerando-se sua organiza??o s?cio-cultural e suas rela??es com a sociedade regional envolvente
Resumo inglês:Abstract: Pomeranos' community, this research's object, is formed by seventy families who belong to Linha Figueira, from kilometer 19 to 21, bordering Cacoal and Espig?o D'Oeste, in Rond?nia. It is a community formed by descending of immigrants who came from ancient Pomer?nia (today part of it belongs to Germany and the other part belongs to Poland), to Brazil at the end of last century (1870). The most of the first imigrated pomeranos came to Esp?rito Santo and others moved themselves by Brazil. Several families from these pomeranos who were in Esp?rito Santo established themselves in Rond?nia in 1970. Because they maintained themselves together, pomeranos preserved many of their traditions, as their Luteran religious, their cookery habits, residential architecture. Their traditional parties as marriages represent one of the appearance better conserved of their beginning culture. Pomeranos'community got, in Espig?o D'Oeste, to maintain a kind of geographical and cultural isolation, but the actual contact with the .regional society is promoting an uncultural process which is reflected in social, religious, cultural and linguistic areas. Pomer?nia's language is the traditional language of the group, available in their living together and in their economics and cultural activities. But, in a slow way, portuguese language is starting entering the community and we can assert that Espig?o D'Oeste's pomeranos suffer a linguistic change. The situation of linguistic contact with the regional society promoted a disturbance in pomeranos language into the community because the introduction of portuguese language. This study presents those pomeranos' history, details their usages and customs and it has as principal objective their linguistc route's history, promoting, in a special way, the sociolinguistics factors of that route. The investigation about the linguistc route in this community comes from dates of her history, trying to understand the changes suffered during the time. Beside that, it describes the actuallinguistc situation in the community, considering the socio-cultural organization and their relationship in the regional involved society