A forma??o da identidade feminina : reconstruindo a memoria e a historia de vida de ex-alunas do internato S?o Paulo Saihou Jogahuin

Orientador: Etienne Ghislain Samain

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2008
Main Author: Akama, Regina Chiga
Orientador/a: Samain, Etienne Ghislain, 1938-
Banca: Alves, Maria Leila, Demartini, Zeila de Brito Fabri
Format: Dissertação
Published: [s.n.]
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa: Programa de P?s-Gradua??o em Multimeios
Assuntos em Portugês:
Assuntos em Inglês:
Online Access:http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284710
Citação:AKAMA, Regina Chiga. A forma??o da identidade feminina: reconstruindo a memoria e a historia de vida de ex-alunas do internato S?o Paulo Saihou Jogahuin. 2008. 377 p. Disserta??o (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Dispon?vel em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284710>. Acesso em: 12 ago. 2018.
Resumo Português:Resumo: A pesquisa recupera a mem?ria e a hist?ria de vida de ex-alunas do Internato "S?o Paulo Saihou Jogakuin", a import?ncia desta institui??o na forma??o de sua identidade feminina. O estudo ? uma abordagem antropol?gicavisual que se debru?a sobre fotografias de arquivos institucionais e pessoais das depoentes. A imagem dialoga com outros dois suportes comunicacionais da condi??o humana, a escrita e a oralidade, na realiza??o desse trabalho. Os saberes adquiridos no internato e as tem?ticas abordadas pela educadora s?o comparados com a import?ncia que tiveram na constitui??o hist?rica de vida das ex-alunas, definindo suas posturas segundo ?ticas (e est?ticas) perante o casamento, o lar, a maternidade e a profiss?o. A reconstitui??o de suas hist?rias de vida permitiu ?s ex-alunas se posicionarem em rela??o ao mundo na atualidade, tra?ando compara??es com as perspectivas femininas (ou do papel feminino) da sociedade na ?poca em que ainda eram alunas da institui??o (elementos da mem?ria reminiscente).
Resumo inglês:Abstract: Research recovers the memory and history of life of Sao Paulo Saihou Jogakuin boarding school's ex-students, the importance of this institution on the development of their female identity. This study is a visual-anthropological approach that employs photographs of institutional and personal registers of the deponents. In this study, image dialogues with two other resources of the human condition which are the writing and the orality. The knowledge acquired at the boarding school and the subjects explored by the teacher are compared to the importance of the history of life of those ex-students, determining their behavior concerning to ethics (and aesthetics) toward marriage, home, maternity and occupation. The reconstitution of their history of life permitted to the ex-students to situate them in relation to the present time, making comparisons with the female perspectives (or of female role) of the society when they still were students of the boarding school (elements of the remaining memory).