Almeida Junior : uma alma brasileira?

Resumo: A proposta desta dissertação é um estudo sobre a obra de José Ferraz de Almeida Júnior, abordando questões discutidas pela crítica que se referem a pontos polêmicos de sua produção. Este estudo trata a produção regionalista do pintor, reconhecida pelos críticos e apontada como marco divisóri...

Nível de Acesso:openAccess
Data de Defesa:2006
Autor/a: Frias, Paula Giovana Lopes Andrietta
Orientador/a: Kuhl, Paulo Mugayar, 1965-
Banca: Couto, Maria de Fatima Morethy, Marinho, Maria Celina Novaes
Tipo Documento: Dissertação
Idioma:por
Instituição de Defesa: [s.n.]
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Assuntos em Portugês:
Download Texto Completo:http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284737
Citação:FRIAS, Paula Giovana Lopes Andrietta. Almeida Junior: uma alma brasileira?. 2006. 264 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284737>. Acesso em: 7 ago. 2018.
Resumo Português:Resumo: A proposta desta dissertação é um estudo sobre a obra de José Ferraz de Almeida Júnior, abordando questões discutidas pela crítica que se referem a pontos polêmicos de sua produção. Este estudo trata a produção regionalista do pintor, reconhecida pelos críticos e apontada como marco divisório para a arte nacional. Nessa perspectiva, este trabalho procura analisar alguns aspectos relevantes dessas obras, a fim de compreender o contexto em que surgiram, as diferentes avaliações críticas que receberam e o papel que tiveram no processo de renovação do panorama artístico brasileiro
Resumo inglês:Abstract: The proposal of this dissertation is a study on the work of José Ferraz de Almeida Júnior, approaching issues discussed by the critics which refer to controversial aspects of his production. This study portrays the painter¿s ¿regionalista¿ production, recognized by the critics and pointed out as a dividing mark for the national art. In that perspective this writing analyzes some relevant aspects of these works in order to understand the context in which they appeared, the different critical evaluations that they received and the role they had in the renewal process of the Brazilian artistic panorama