Controle de velocidade de motor de indução trifasico alimentado por inversor PWM atraves de microcomputador

Orientador : Jaime Szajner

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:1993
Main Author: Fontes, Ivo Reis
Orientador/a: Szajner, Jaime, 1944-
Format: Dissertação
Language:por
Published: [s.n.]
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Elétrica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Assuntos em Português:
Online Access:http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/261448
Citação:FONTES, Ivo Reis. Controle de velocidade de motor de indução trifasico alimentado por inversor PWM atraves de microcomputador. 1993. 137f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/261448>. Acesso em: 18 jul. 2018.
Resumo Português:Resumo: Encontra-se em desenvolvimento no Laboratório de Engenharia de Computação e Automação Industrial (LCA) um protótipo de veículo elétrico autoguiado (AGV) com controle através de computador. Os AGVs encontram diversas aplicações dentro do ambiente industrial automatizado, pela possibilidade que os mesmos oferecem em receber controle de um computador supervisor, através de sistemas de comunicações, a fun de realizar a várias tarefas envolvidas no processo produtivo. Sua aplicação também pode ser extendida a ambientes agressivose de alto risco para o homem, como é o caso em mineração ou em laboratórios onde se manipula substâncias tóxicas. Por se tratar de um desenvolvimento complexo, o projeto de um AGV integra o conhecimento de várias áreas da Engenharia, daí a sua interdisciplinaridade. O projeto do AGV em desenvolvimento incorpora um sistema de tração e um sistema de direção controlados por computador, que por sua vez se u~ de um sistema de aquisição de dados e uma unidade sensora de posição, de forma que o veículo possa seguir uma rota pré-estabelecida constitui da de uma fita refletiva fixa no solo. Este trabalho aborda a fundamentação teórica do controle de velocidade de motores a serem empregados neste tipo de veículo, bem como em outros acionamentos industriais e tem como finalidade principal estabelecer uma metodologia adequada para o controle de velocidade dos motores de acionamento dos sistemas de tração e direção do AGV, através de um microcomputador
Resumo inglês:Abstract: Presently is in development at the Laboratory of Computational Engineering and Industrial Automation (LCA) a prototype of automated electric vehicle (AGV) controlled through computer. The AGVs find several applications at the automated industrial environment by the possibilities that it offers to receive control from a supervisor computer through communications systems with the aim to do several tasks at the productive processo Its application can be extended to hazardous environment which presents high life risks to the men, case of milling and laboratories where toxic substances are handled. It is a complex development task, since the project of a AGV involves several branches of knowledgment of Engineering and such fact leads to a very high degree of interdisciplinarity. This project incorporates a traction and a steering system controlled by computer which uses a data acquisition system and a position sensor unity in such way that the vehicle is able to follow a reflective path assembled at the ground of the plant. This work shows the theoretic basis for electric drives usually used in this type of vehicle as well in others industrial drives and the maio objective is to investigate a suited methodology for computer control of the velocity for the electrical drives to be used in this AGV