Uma historia de cantares de Sion na terra dos Brasis : a musica na atua??o dos Jesuitas na America Portuguesa (1549-1759)

Orientador: Helena Jank

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2006
Main Author: Holler, Marcos Tadeu
Orientador/a: Jank, Helena, 1939-
Banca: Hora, Edmundo Pacheco, Kuhl, Paulo Mugayar, Gastagna, Paulo Augusto, Budasz, Rogerio
Format: Tese
Published: [s.n.]
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes. Instituto de Artes
Assuntos em Portugês:
Online Access:http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284801
Citação:HOLLER, Marcos Tadeu. Uma historia de cantares de Sion na terra dos Brasis : a musica na atua??o dos Jesuitas na America Portuguesa (1549-1759). 2006. 252 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Dispon?vel em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284801>. Acesso em: 6 ago. 2018.
Resumo Português:Resumo: Em 1549 chegou ao Brasil o padre jesu?ta Manoel da N?brega, dando in?cio ? intensa atua??o os jesu?tas nas Am?ricas. Apesar da restri??o ? m?sica expressa nos documentos da Companhia de Jesus, refer?ncias ao uso do canto e de instrumentos em cerim?nias religiosas e eventos profanos s?o extremamente freq?entes em relatos jesu?ticos desde pouco tempo depois da sua chegada no Brasil at? a expuls?o dos padres em 1759. O objetivo principal deste trabalho ? o levantamento de informa??es sobre a m?sica na atua??o dos jesu?tas no Brasil colonial, desde a sua chegada, em 1549, at? a expuls?o em 1759, utilizando como fundamenta??o os documentos da ?poca, sobretudo os de autoria dos pr?prios jesu?tas. Al?m de manuscritos jesu?ticos originais dos s?cs. XVI a XVIII foram utilizadas publica??es ou transcri??es modernas destes documentos, e c?pias (manuscritas, xerogr?ficas, digitalizadas ou microfilmadas) de originais. A leitura dos documentos n?o nos permite responder a todas as quest?es referentes ? atua??o musical dos jesu?tas, mas pode revelar importantes aspectos da hist?ria da m?sica no Brasil
Resumo inglês:Abstract: In 1549 the Jesuit priest Manoel da N?brega arrived at the Brazilian shores, and this was a milestone to the beginning of an intensive activity exerted by Jesuits in America. Despite the fact that the musical practice was forbidden by the rules of the Society of Jesus, references to the use of songs and instruments in religious ceremonies and non-sacred events are very frequent in reports left by the Jesuits since their first arrival in Brazil to their extinction and expulsion in 1759. The main purpose of this research is to raise informations about the music in the activities of the Jesuits during the time they were in colonial Brazil. Besides the original Jesuitical manuscripts from 16th to 18th centuries, publications, modern transcriptions or copies (handwritten, photocopied, scanned and microfilmed) of originals were also used in this research. Those documents do not answer all the questions referring to the music practiced in the jesuitic establishments, but can reveal important aspects of the history of the music in Brazil