A participação da comunidade escolar como fator de influencia na reeleição/não-reeleição dos diretores de escola : (um estudo realizado nas Escolas Tecnicas do Centro Paula Souza)

Orientador: James Patrick Maher

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2006
Main Author: Silva, Nilson Robson Guedes
Orientador/a: Maher, James Patrick, 1949-2009
Banca: Tuppy, Maria Isabel Nogueira, Oliveira, Lindamir Cardoso Vieira, Giubilei, Sonia, Borges, Zacarias Pereira
Format: Tese
Language:por
Published: [s.n.]
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Online Access:http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252385
Citação:SILVA, Nilson Robson Guedes. A participação da comunidade escolar como fator de influencia na reeleição/não-reeleição dos diretores de escola: (um estudo realizado nas Escolas Tecnicas do Centro Paula Souza). 2006. 211p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252385>. Acesso em: 7 ago. 2018.
Resumo Português:Resumo: Este trabalho teve como principal objetivo analisar a participação da comunidade escolar na gestão de unidades de ensino cujos dirigentes buscavam ser reeleitos, e a influência dessa participação no resultado final da eleição. Para tanto, trabalhou-se com cinco Escolas Técnicas do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, sendo que em três delas os diretores foram reeleitos e nas demais venceu as eleições outro candidato. Percorrendo a história da humanidade, partiu-se dos primeiros agrupamentos humanos, nos quais já se percebe a participação do homem nas decisões fundamentais tomadas pelo grupo, e chegou-se às características específicas desse tema na sociedade contemporânea. Discutiu-se, ainda, a democratização da educação e da gestão escolar, segundo as normas legais, os estudos promovidos por nossos educadores e a participação da comunidade nasem nossas instituições de educação básica brasileiras. Finalizando, apresentam-se dados que possibilitam avaliar a participação de tal comunidade escolar durante a gestão dos diretores cujos mandatos ocorreram no período de 2000 a 2004 e analisar critérios e justificativas utilizados pelos eleitores para a reeleição ou não do diretor-candidato, levando a uma reflexão sobre a questão inicialmente proposta
Resumo inglês:Abstract: This work had as main objective to analyze the participation of the pertaining to school community in the management of units of education whose directors searched to be re-elected, and the influence of this participation in the final result of the election. For in such a way, one worked with five Schools Techniques of the State Center of Technological Education Paula Souza, being that in the three of them directors they had been re-elected and in excessively another candidate won the elections. Covering the history of the humanity, it was broken of the first human groupings, where already if it perceives the participation of the man in the basic decisions taking for the group, and arrived it the specific characteristics of this subject in the society contemporary. It was argued, still, the democratization of the education and the pertaining to school management, according to rules of law and the studies promoted for our educators, and the participation of the community in our institutions of basic education. Finishing, they are presented given that they make possible to evaluate the participation of this pertaining to school community during the management of the directors whose mandates had occurred in the period of 2000 the 2004 and to analyze criteria and justifications used for the voters for the re-election or not re-election of the director-candidate, leading to the one reflection on the question initially proposal