Política de democratização da rede pública de ensino do Municipio de Bragança Paulista (2006/2009) = caminhos e descaminhos

Orientador: Pedro Ganzeli

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2011
Main Author: Fagundes Junior, Sergio José
Orientador/a: Ganzeli, Pedro, 1960-
Banca: Russo, Miguel Henrique, Adrião, Theresa Maria de Freitas, Silva, Nilson Robson Guedes, Borges, Zacarias Pereira
Format: Dissertação
Language:por
Published: [s.n.]
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Online Access:http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251170
Citação:FAGUNDES JUNIOR, Sergio José. Política de democratização da rede pública de ensino do Municipio de Bragança Paulista (2006/2009) = caminhos e descaminhos. 2011. 223 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251170>. Acesso em: 18 ago. 2018.
Resumo Português:Resumo: A gestão democrática da escola pública é de fundamental importância para a construção de uma sociedade igualitária e justa. O envolvimento de toda a comunidade escolar nos processos de decisão, tanto nos aspectos pedagógicos como nos administrativos, apresenta-se como um fator necessário para a gestão democrática na escola. Assim, este trabalho busca analisar a implementação de uma política municipal de educação, na cidade de Bragança Paulista, no período de 2006 a 2009, a qual se propôs à construção da escola democrática. Utilizamos como procedimento metodológico a análise de um programa de gestão para a Rede Municipal de Educação que teve como objetivo implantar a gestão democrática. Nossa análise verificou a presença de incongruências entre o proclamado e a realidade observada.
Resumo inglês:Abstract: The democratic management of public schools is crucial to building an egalitarian and fair society. The involvement of the whole school community in the decision-making, both in teaching and administration aspects, is presented as a necessary factor for the democratic management at school, so this paper seeks to examine the implementation of a city policy of education, in the city of Bragança Paulista, in the period of 2006 through 2009 which proposed the construction of a democratic school. We used as a methodological procedure the analysis of a management program for the Municipal Education Network aimed to implement democratic management. Our analysis showed the presence of inconsistencies between the announced and observed reality.