Análise de consumo de combustível em veículo automotor hibridizado

Orientador: Franco Giuseppe Dedini

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2014
Main Author: Costa, Eduardo dos Santos, 1982-
Orientador/a: Dedini, Franco Giuseppe, 1957-
Banca: Paiva, Ely Carneiro de, Nicolazzi, Lauro Cesar
Format: Dissertação
Published: [s.n.]
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Online Access:http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/265867
Citação:COSTA, Eduardo dos Santos. Análise de consumo de combustível em veículo automotor hibridizado. 2014. 88 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/265867>. Acesso em: 26 ago. 2018.
Resumo Português:Resumo: Veículos Elétricos Híbridos representam, atualmente, uma alternativa para a redução do consumo de combustível fóssil utilizado pelos motores de combustão interna. Este trabalho analisa, em uma plataforma de simulação computacional e em condição experimental, o consumo de combustível de um veículo automotor, antes e após a hibridização. As simulações computacionais auxiliam, através de modelos matemáticos, um maior entendimento dos fenômenos físicos relacionados com os problemas de engenharia. Um modelo computacional bem elaborado possui um elevado grau de fidelidade em relação aos sistemas reais, tornando-se assim uma poderosa ferramenta de análise. A realização de experimentos, além de permitir uma comprovação de resultados, contribui para um refinamento dos modelos simulados. A tecnologia híbrida em estudo caracteriza-se pelo acoplamento de dois motores elétricos diretamente nas rodas traseiras do veículo. Por fim, busca-se a verificação da similaridade de comportamentos e/ou investigação de possíveis divergências entre o modelo matemático desenvolvido e os experimentos realizados. Um modelo de dinâmica veicular longitudinal descrito pela literatura é implementado no software Matlab/SimulinkTM e os resultados são comparados com os experimentos realizados em um dinamômetro de chassi
Resumo inglês:Abstract: Hybrid Electric Vehicles currently represent an alternative to reducing fossil fuel consumption used by internal combustion engines. This paper analyses, in a platform of computational simulation and also in experimental condition, the vehicle fuel consumption, before and after hybridization. It checks the similarity of behaviors and/or the investigation of possible differences between the developed mathematical model and experiments performed. Computer simulations help, through mathematical models, a better understanding of physical phenomena related to engineering problems. A well elaborated computer model has a high fidelity degree with the real systems, becoming a powerful analysis tool. The experiments besides allowing a proof of results, they contribute to a refinement of the simulated models. The hybrid technology under study is characterized by the coupling of two electric motors directly to the rear vehicle wheels. A model for the vehicle longitudinal dynamics described in the literature is implemented in Matlab/SimulinkTM software and the results are compared with the experiments performed on a chassis dynamometer