Inflação no Brasil e preços internacionais

In the beginning of the 90's, a fall and a greater stabilization of the world-wide inflation began to be observed, mainly in developed economies. This phenomenon was also noticed in development economies such as the Brazilian, protagonists of hyperinflation moments from a recent past. With the...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2009
Main Author: Pinheiro, Patricia Rodrigues
Orientador/a: Brito, Márcio Holland de
Format: Dissertação
Language:por
Assuntos em Português:
Online Access:http://hdl.handle.net/10438/2787
Citação:PINHEIRO, Patricia Rodrigues. Inflação no Brasil e preços internacionais. Dissertação (Mestrado em Economia de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2009.
Resumo Português:No início dos anos 90, começou a ser observada uma queda e uma maior estabilização da inflação mundial, principalmente em economias desenvolvidas. Esse fenômeno também foi observado em economias em desenvolvimento como a brasileira, protagonistas de momentos de hiperinflação em um passado recente. Com a queda substancial da inflação mundial, alguns economistas sugerem que se incorporem os efeitos dos fatores globais na dinâmica da inflação doméstica. Este presente estudo tem por objetivo verificar se fatores externos têm reduzido a sensibilidade dos preços domésticos às condições econômicas exclusivamente domésticas. É feita uma análise do papel dos preços internacionais na dinâmica da taxa de inflação no Brasil através de estudos da dinâmica da curva de Phillips, a partir da metodologia VAR. Através dos resultados obtidos, concluiu-se que apesar de boa parte da estabilidade da inflação ser conseqüência da credibilidade da política monetária adotada pelo Banco Central, da maneira como ele consegue ancorar essas expectativas e da adoção de boas práticas monetárias e fiscais, não se pode negar o importante papel dos fatores globais na dinâmica da inflação brasileira.