Criação de valor na utilização da cabotagem no Brasil

A cabotagem vem apresentando um crescimento constante em movimentação de contêineres nestes últimos anos, deixando de ser coadjuvante no setor de transporte nacional para ocupar uma posição cada vez mais fortalecida, apesar de pouco divulgada e explorada. Grandes corporações já a utilizam como o pri...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2018
Main Author: Cunha Júnior, Gilberto Gomes da
Orientador/a: Miguel, Priscila Laczynski de Souza
Format: Dissertação
Language:por
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Online Access:http://hdl.handle.net/10438/25812
Resumo Português:A cabotagem vem apresentando um crescimento constante em movimentação de contêineres nestes últimos anos, deixando de ser coadjuvante no setor de transporte nacional para ocupar uma posição cada vez mais fortalecida, apesar de pouco divulgada e explorada. Grandes corporações já a utilizam como o principal meio de transporte, gerando novas exigências para os atuais operadores, que têm agregado serviços adicionais e navios mais modernos. O presente trabalho buscou identificar as vantagens, além da redução de custo de frete, que este modal proporciona aos seus usuários. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa com 21 usuários e não usuários visando avaliar que outros argumentos podem ser usados na oferta do serviço. As principais vantagens identificadas na pesquisa foram: a capacidade de transportar grandes volumes; estoque em trânsito; giro de frota dos caminhões próprios ou parceiros; capacidade de escoamento em regiões de difícil acesso via rodovia; pontualidade das entregas, possibilitando o uso do modal para realizar a entrega final com melhor assertividade e maior previsibilidade; lead time competitivo para cargas de grandes dimensões; utilização de contêineres para armazenagem ou antecipação de vendas a fim de otimizar seus espaços; possibilidade de revender o frete por um valor mais alto, sendo o frete considerado como receita, e não apenas custo. Por fim, sugere-se que os provedores de cabotagem abordem de forma mais profunda as demais vantagens deste modal além do custo, criando mais valor e direcionando campanhas para sua promoção, como também que eles possam tornar seus serviços mais flexíveis e personalizados, a fim de viabilizar um crescimento ainda mais consistente da cabotagem.
Resumo inglês:The cabotage industry in Brazil is not very well publicised and exploited. However, over the past few years, it has shown a steady increase in container movements, thus leaving a traditionally secondary role to occupy a strengthened market position. A number of larger corporations already use cabotage as their primary means of transportation. This has not only generated new requirements for current operators, but also resulted in additional services and investment in modern ships. This study seeks to identify the advantages, besides just reduction of freight cost, that cabotage offers to its users. To this end, a qualitative research was carried out; 21 entities were selected, some of whom already use cabotage, to evaluate what arguments can be used in the service offer. The main benefits pointed out were: capacity to transport large volumes; having stock in transit; use of containers for storage or anticipation of sales in order to optimize their own or rented spaces; improved turn times for fleet, whether owned or partner trucks; load-flow capacity in regions with difficult access; punctuality of deliveries; competitive lead time for cargo with irregular/out-of-gauge dimensions; ability to perform last mile delivery with improved predictability; customer possibility of buying a rate and offering to his customer at higher price. Finally, based on the results, we suggest that cabotage providers address, in detail, the unspoken rewards of this type of transportation and eventually create robust value propositions when designing their sales campaigns, as well as they should make their services more flexible and personalized, enabling more consistent growth of the modal.