Comércio eletrônico: variáveis que influenciam a propensão à compra

Este estudo objetivou verificar a percepção do consumidor sobre a relação entre as variáveis independentes: uso de dados secundários não autorizados, percepção de invasão de privacidade, percepção de proteção de privacidade, percepção de confidencialidade, percepção de autenticação, percepção de err...

Nível de Acesso:openAccess
Data de Defesa:2006
Autor/a: Rios, Lícia Cláudia Lopes
Orientador/a: Botelho, Delane
Tipo Documento: Dissertação
Idioma:por
Assuntos em Portugês:
Assuntos em Inglês:
Download Texto Completo:http://hdl.handle.net/10438/3903
Citação:RIOS, Lícia Cláudia Lopes. Comércio eletrônico: variáveis que influenciam a propensão à compra. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2006.
Resumo Português:Este estudo objetivou verificar a percepção do consumidor sobre a relação entre as variáveis independentes: uso de dados secundários não autorizados, percepção de invasão de privacidade, percepção de proteção de privacidade, percepção de confidencialidade, percepção de autenticação, percepção de erro, comportamento intencional de uso e a variável dependente propensão à compra on line. Realizou-se um levantamento com aplicação de questionários em uma amostra de 451 usuários de Internet, alunos de graduação e de pós-graduação das Instituições de Ensino Superior de São Luís, Maranhão. A análise estatística englobou Análise Descritiva e Regressão Múltipla. Concluiu-se que apenas uma variável, comportamento intencional de uso, está correlacionada à variável dependente. Algumas limitações, implicações e sugestões de pesquisa futura foram analisadas neste estudo.
Resumo inglês:The goal of this essay was verify consumer perception about the relationship among independents variables: unauthorized data use perception, privacy invasion perception, protection privacy perception, confidentiality perception, intentional use behavior, error, authenticity perception, and the dependent variable willingness to buy on line. A Survey was used in 451 undergraduate and postgraduate students, Internet user‘s in Universities in São Luís, Maranhão. Statistics Analyses used was Descriptive and Multiple Regression. In conclusion, only one variable, intentional use behavior was correlated to the dependent variable. Some limitations, implications and suggestions to future research were analyzed in this study.