Contrato de gestion: viabilidad en la administracion publica del Ecuador: un estudio estrategico para su implementacion

The present dissertation target is to analyze the application viability of the Administration Contract in Ecuadorian Public Administration and simulate a contract for Ecuadorian Public Enterprises. The first chapter presents a historical analysis, the nowadays 'critical points' and a strat...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:1997
Main Author: Lopez Parra, Marcelo Fernando
Orientador/a: Cunha, Armando
Format: Dissertação
Assuntos em Português:
Online Access:http://hdl.handle.net/10438/3383
Citação:LOPEZ PARRA, Marcelo Fernando. Contrato de gestion: viabilidad en la administracion publica del Ecuador: un estudio estrategico para su implementacion. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 1997.
Resumo Português:O objetivo da presente dissertação é analisar a viabilidade de aplicação do Contrato de Gestão na administração pública do Equador e simular um contrato nas empresas públicas do Equador. O primeiro capítulo apresenta uma análise histórica, os 'pontos críticos' atuais e uma análise estratégica da administração pública do Equador, baseando-se nas qualificações do pensamento estratégico. O segundo capítulo faz uma descrição do setor empresarial público equatoriano. O terceiro capítulo apresenta um referencial teórico da Administração Estratégica, da Administração por Objetivos e do Contrato de Gestão. O quarto capítulo contem um modelo para implementação do Contrato de Gestão nas empresas públicas equatorianas, incluindo o instrumento jurídico de acordo com o modelo proposto. O presente trabalho chega à conclusão de que a administração pública do Equador se ressente de instrumentos modernos de administração, como é o caso do Contrato de Gestão e que, ao mesmo tempo, possui as condições legais e institucionais para sua aplicação.