Simulação virtual de visita técnica no reator argonauta para fins de divulgação científica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Cnop, Angelo Cunha
Outros Autores: Instituto de Engenharia Nuclear
Orientador(a): Mol, Antônio Carlos de Abreu
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto de Engenharia Nuclear
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Nucleares
Departamento: Instituto de Engenharia Nuclear
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://carpedien.ien.gov.br:8080/handle/ien/1698
Resumo: Diversas instituições de Ciência e Tecnologia do estado do Rio tem desenvolvido um importante papel para a sociedade brasileira. Um exemplo destas instituições é o Instituto de Engenharia Nuclear (IEN). As atividades desenvolvidas no IEN geram produtos e serviços como fornecimento de radiofármacos, ensaios e análises de materiais, recolhimento de rejeitos radioativos e formação de recursos humanos. Entretanto, mesmo estando na era do comunicação, nem todos os cidadãos conseguem ter acesso ao conteúdo gerado nessas instituições. Diante deste cenário, não é difícil perceber que existem vários temas técnico-científicos que deveriam ser mais bem divulgados, principalmente para o público em idade escolar, para a finalidade de esclarecer dúvidas acerca do assunto, o IEN tem um programa de visita técnica agendada as suas instalações para alunos do ensino fundamental e médio. Entretanto devido a natureza de suas atividades, muitas de suas instalações tem restrição quanto ao acesso, impossibilitando muitas vezes, uma apresentação mais clara de suas finalidades. Por outro lado a Realidade Virtual (RV) é um termo usado para descrever um conjunto de técnicas, que tem como objetivo dar ao participante a máxima sensação de presença em um mundo virtual, com isso, simulações virtuais são usadas para várias finalidades, tais como reabilitação, treinamento e entretenimento, e neste caso como uma ferramenta educacional. Depois de uma pesquisa com o próprios servidores está sendo desenvolvido uma plataforma de simulação virtual do processo de visita técnica em ambiente controlado (neste caso as instalações do reator Argonauta) onde os usuários teriam uma "livre movimentação" dentro das instalações do reator, a fim de esclarecer dúvidas e ensinar sobre as fases de produção, segurança e controle do reator ao público geral. Como resultado é esperado demonstrar a importância da realidade virtual como ferramenta de conhecimento e propagação das simulações virtuais à qualquer outra instituição que possua políticas de visitação mais restritas.