Análise de risco financeiro para o setor aeroespacial: introduzindo os conceitos de VaRq e comprehensive aerospace index

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Adriana Prest Mattedi
Orientador(a): Reinaldo Roberto Rosa, Fernando Manuel Ramos
Banca de defesa: Solon Venâncio de Carvalho, Giovani Lopes Vasconcelos, Rogério Rosenfeld
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação do INPE em Computação Aplicada
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Resumo em Inglês: The aim of this study is to improve a financial risk management method for the aerospace sector to be used for portfolios or individual actions. The aerospace complex "weights" several hundreds of billions of dollars a year, and creates millions of high-wage, high skill jobs worldwide. Moreover, technologically-intensive aerospace production generates extremely important positive spill over effects for the rest of the economy. The indices for this sector had been released only from 2003, and present limitations like omitting historical series, or being restricted to a specific segments as satellites, or for not presenting the methodology of its elaboration. Thus, in this work a new index, Comprehensive Aerospace Index (CASI), was elaborated based on 40 to 92 stocks of leading companies of the aerospace sector negotiated in the New York Exchange (NYSE) and in the over-the-count (OTC) markets. The data analyzed cover the period from January 1987 to June 2004. The following statistical characteristics of this new index had been studied: first moments; probability distribution function; auto-correlation; correlation between stocks; hierarchic structure of the aerospace sector; and the variety of the sector. Using these results, the management risk model known as Value-at-Risk (VaR) was enhanced in order to reflect the characteristics of the sector. In particular, it must be emphasized the use of generalized distribution of Tsallis (DGT) in substitution of the Gaussian distribution in the original model, with better precision in the risk calculation, but keeping the simplicity of the original model. Until confidence level 97.5%, the results of different methods had been similar. Above of this level, the Gaussian distribution had undertaken the risk while the Levy method overestimated it. The DGT better estimated the potential losses, for big losses as well as normal days. The VaRq, the method developed in this work, allow more rational allocation of the resources of losses provision. Finally, the CASI can be considered as benchmark index for the aerospace sector, once it reflects the stocks behavior of the satellite segment as well as the aeronautical.
Link de acesso: http://urlib.net/sid.inpe.br/iris@1913/2005/04.11.14.39
Resumo: Este trabalho teve por objetivo aperfeiçoar um método de gerenciamento de risco financeiro do setor aeroespacial a ser utilizado para ações individuais ou em carteiras. O setor aeroespacial movimenta bilhões de dólares, usa mão de obra altamente qualificada e tecnologias avançadas e complexas, envolvendo, portanto riscos elevados. Índices existentes neste setor foram divulgados somente a partir de 2003, e apresentam limitações por omitirem séries históricas, ou por serem restritos a segmentos muito específicos como o de satélites, ou por não apresentarem a metodologia de sua elaboração. Assim, neste trabalho elaborou-se um novo índice, o Comprehensive Aerospace Index (CASI), composto do valor das ações de cerca de 40 a 92 das principais empresas mundiais do setor aeroespacial negociadas na bolsa de Nova Iorque (NYSE) e no mercado eletrônico (NASDAQ). Os dados utilizados foram os preços diários de fechamento das ações no período de janeiro/1987 a junho/2004. Estudaram-se as seguintes características estatísticas deste novo índice: primeiros momentos; funções distribuição de probabilidade; auto-correlação; correlação entre as séries temporais individuais das ações das empresas; estrutura hierárquica do setor aeroespacial, e; a variedade do setor. Utilizando estes resultados, o modelo de gerenciamento de risco conhecido como Value-at-Risk (VaR) foi aperfeiçoado de modo a refletir as características específicas do setor. Em particular, destaca-se a substituição da distribuição gaussiana do modelo original pela distribuição generalizada de Tsallis (DGT), gerando melhor precisão no cálculo do risco, mas mantendo a simplicidade do modelo original. Até o nível de confiança 97,5%, os valores obtidos dos vários métodos foram similares. Acima deste nível, a distribuição gaussiana subestimou o risco enquanto que a de Levy o superestimou. A DGT melhor estimou as perdas potenciais, tanto para dias de grandes variações negativas como normais no mercado. Acredita-se que o modelo aqui desenvolvido, VaRq, permita alocação mais racional dos recursos de provisão para perdas. Por último, o CASI pode ser considerado como índice de referência para o setor aeroespacial, uma vez que reflete o comportamento das ações das empresas tanto do segmento satélite quanto do aeronáutico.