Monitoramento da qualidade do ar em São José dos Campos: análise em duas regiões com características distintas de ocupação urbana

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Fabrício Kriger Ribeiro
Orientador(a): Maria Paulete Pereira Martins
Banca de defesa: Ralf Gielow, Maria de Fátima Andrade
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação do INPE em Meteorologia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Resumo em Inglês: Atmospheric pollution harms adversely the living creatures, being a key problem of the contemporary society. In the urbanized regions the matter is even more sensitive due to the high exposure of the population to pollutants, high number of vehicles in circulation, specific meteorological conditions unfavorable to pollutant dispersion, and others. This study aimed to measure with the CONSOLIDAR laboratory the concentration of the pollutants such as carbon monoxide, sulfur dioxide, nitrogen oxides, ozone and particulate matter at the National Institute of Space Research (INPE) in São José dos Campos (SP - Brazil) and to analyze the pollutants behavior during the monitoring period. Data from the air quality monitoring station of CETESB located in Jardim Paulista, central region of the city, was also analyzed so the comparison between the two regions could be carried out. The INPE region, which is characterized by the substantial presence of vegetation and greater distance from the vehicle circulation, had on average smaller concentrations than in the CETESB region, characterized by asphalt pavement and proximity to the vehicle circulation. The exceptions were CO e O$_{3}$, which had bigger concentration at INPE region. To explain that behavior a hypothesis linked to the oxidation of NO induced by CO accumulation was formulated. On pollutant dispersion events, it was verified that episodes where wind flowed with moderate velocity but constant for long periods of time were more efficient than bursts to decrease the pollutants concentrations. The presence of precipitation only was efficient to decrease just the particulate matter concentrations. The paved region showed much higher temperatures than the vegetated region. This study concludes that the current way of urban occupancy, that prioritizes the paving of streets for vehicles circulation, hazards the air quality and thermal comfort of the region. From the results of the comparisons performed in this study, it´s expected that an urban occupancy harmonizing presence of vegetation, alternative means of transportation with no high pollutants emission, and exclusive lanes for cars, away from pedestrian circulation and housing; contribute to a better scenario concerning air quality and thermal comfort of the city.
Link de acesso: http://urlib.net/sid.inpe.br/mtc-m19/2013/05.17.12.22
Resumo: A poluição atmosférica causa danos adversos aos seres vivos, sendo um problema chave da sociedade contemporânea. No que toca as regiões urbanas, a questão é ainda mais sensível pela alta exposição da população aos poluentes, número elevado de veículos em circulação, condições meteorológicas específicas desfavoráveis à dispersão de poluentes, entre outros. Esse estudo visou medir com o laboratório CONSOLIDAR as concentrações dos poluentes monóxido de carbono, dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio, ozônio e materiais particulados no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em São José dos Campos (SP) e analisar o comportamento dos poluentes durante o período de monitoramento. Dados da estação de monitoramento da qualidade do ar da CETESB situada no Jardim Paulista, região central da cidade, também foram analisados e foi possível realizar uma comparação entre as duas regiões. A região do INPE, caracterizada pela presença considerável de vegetação e maior distância de circulação de automóveis apresentou, em média, concentrações menores do que na região da CETESB, caracterizada pela pavimentação com asfalto e ao lado da circulação de automóveis. As exceções foram o CO e o O$_{3}$, os quais apresentaram concentrações maiores na região do INPE. Para explicar tal comportamento uma hipótese em relação à oxidação do NO a partir do acúmulo de CO foi formulada. Em relação à dispersão dos poluentes, foi constatado que episódios de vento moderados constantes por longos períodos de tempo foram mais eficientes do que rajadas para diminuir a concentração dos poluentes. A presença de precipitação somente foi eficiente apenas para diminuir a concentração dos materiais particulados. A região pavimentada apresentou temperaturas muito superiores às apresentadas na região com vegetação. Conclui-se desse estudo que a forma de ocupação urbana vigente de priorizar a pavimentação de ruas para a circulação de automóveis compromete a qualidade do ar e conforto térmico da região. A partir dos resultados das comparações realizadas no estudo, é de se esperar que uma ocupação urbana que harmonize presença de vegetação; meios de locomoção alternativos que não envolvam alta emissão de poluentes; e vias exclusivas para automóveis, afastados da circulação de pedestres e habitações; contribua para um melhor cenário no que toca a qualidade do ar e conforto térmico da cidade.
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No que toca as regiões urbanas, a questão é ainda mais sensível pela alta exposição da população aos poluentes, número elevado de veículos em circulação, condições meteorológicas específicas desfavoráveis à dispersão de poluentes, entre outros. Esse estudo visou medir com o laboratório CONSOLIDAR as concentrações dos poluentes monóxido de carbono, dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio, ozônio e materiais particulados no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em São José dos Campos (SP) e analisar o comportamento dos poluentes durante o período de monitoramento. Dados da estação de monitoramento da qualidade do ar da CETESB situada no Jardim Paulista, região central da cidade, também foram analisados e foi possível realizar uma comparação entre as duas regiões. A região do INPE, caracterizada pela presença considerável de vegetação e maior distância de circulação de automóveis apresentou, em média, concentrações menores do que na região da CETESB, caracterizada pela pavimentação com asfalto e ao lado da circulação de automóveis. As exceções foram o CO e o O$_{3}$, os quais apresentaram concentrações maiores na região do INPE. Para explicar tal comportamento uma hipótese em relação à oxidação do NO a partir do acúmulo de CO foi formulada. Em relação à dispersão dos poluentes, foi constatado que episódios de vento moderados constantes por longos períodos de tempo foram mais eficientes do que rajadas para diminuir a concentração dos poluentes. A presença de precipitação somente foi eficiente apenas para diminuir a concentração dos materiais particulados. A região pavimentada apresentou temperaturas muito superiores às apresentadas na região com vegetação. Conclui-se desse estudo que a forma de ocupação urbana vigente de priorizar a pavimentação de ruas para a circulação de automóveis compromete a qualidade do ar e conforto térmico da região. A partir dos resultados das comparações realizadas no estudo, é de se esperar que uma ocupação urbana que harmonize presença de vegetação; meios de locomoção alternativos que não envolvam alta emissão de poluentes; e vias exclusivas para automóveis, afastados da circulação de pedestres e habitações; contribua para um melhor cenário no que toca a qualidade do ar e conforto térmico da cidade.Atmospheric pollution harms adversely the living creatures, being a key problem of the contemporary society. In the urbanized regions the matter is even more sensitive due to the high exposure of the population to pollutants, high number of vehicles in circulation, specific meteorological conditions unfavorable to pollutant dispersion, and others. This study aimed to measure with the CONSOLIDAR laboratory the concentration of the pollutants such as carbon monoxide, sulfur dioxide, nitrogen oxides, ozone and particulate matter at the National Institute of Space Research (INPE) in São José dos Campos (SP - Brazil) and to analyze the pollutants behavior during the monitoring period. Data from the air quality monitoring station of CETESB located in Jardim Paulista, central region of the city, was also analyzed so the comparison between the two regions could be carried out. The INPE region, which is characterized by the substantial presence of vegetation and greater distance from the vehicle circulation, had on average smaller concentrations than in the CETESB region, characterized by asphalt pavement and proximity to the vehicle circulation. The exceptions were CO e O$_{3}$, which had bigger concentration at INPE region. To explain that behavior a hypothesis linked to the oxidation of NO induced by CO accumulation was formulated. On pollutant dispersion events, it was verified that episodes where wind flowed with moderate velocity but constant for long periods of time were more efficient than bursts to decrease the pollutants concentrations. The presence of precipitation only was efficient to decrease just the particulate matter concentrations. The paved region showed much higher temperatures than the vegetated region. This study concludes that the current way of urban occupancy, that prioritizes the paving of streets for vehicles circulation, hazards the air quality and thermal comfort of the region. From the results of the comparisons performed in this study, it´s expected that an urban occupancy harmonizing presence of vegetation, alternative means of transportation with no high pollutants emission, and exclusive lanes for cars, away from pedestrian circulation and housing; contribute to a better scenario concerning air quality and thermal comfort of the city.http://urlib.net/sid.inpe.br/mtc-m19/2013/05.17.12.22info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPEinstname:Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)instacron:INPE2021-07-31T06:54:13Zoai:urlib.net:sid.inpe.br/mtc-m19/2013/05.17.12.22.21-0Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibdigital.sid.inpe.br/PUBhttp://bibdigital.sid.inpe.br/col/iconet.com.br/banon/2003/11.21.21.08/doc/oai.cgiopendoar:32772021-07-31 06:54:13.234Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)false
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description A poluição atmosférica causa danos adversos aos seres vivos, sendo um problema chave da sociedade contemporânea. No que toca as regiões urbanas, a questão é ainda mais sensível pela alta exposição da população aos poluentes, número elevado de veículos em circulação, condições meteorológicas específicas desfavoráveis à dispersão de poluentes, entre outros. Esse estudo visou medir com o laboratório CONSOLIDAR as concentrações dos poluentes monóxido de carbono, dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio, ozônio e materiais particulados no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em São José dos Campos (SP) e analisar o comportamento dos poluentes durante o período de monitoramento. Dados da estação de monitoramento da qualidade do ar da CETESB situada no Jardim Paulista, região central da cidade, também foram analisados e foi possível realizar uma comparação entre as duas regiões. A região do INPE, caracterizada pela presença considerável de vegetação e maior distância de circulação de automóveis apresentou, em média, concentrações menores do que na região da CETESB, caracterizada pela pavimentação com asfalto e ao lado da circulação de automóveis. As exceções foram o CO e o O$_{3}$, os quais apresentaram concentrações maiores na região do INPE. Para explicar tal comportamento uma hipótese em relação à oxidação do NO a partir do acúmulo de CO foi formulada. Em relação à dispersão dos poluentes, foi constatado que episódios de vento moderados constantes por longos períodos de tempo foram mais eficientes do que rajadas para diminuir a concentração dos poluentes. A presença de precipitação somente foi eficiente apenas para diminuir a concentração dos materiais particulados. A região pavimentada apresentou temperaturas muito superiores às apresentadas na região com vegetação. Conclui-se desse estudo que a forma de ocupação urbana vigente de priorizar a pavimentação de ruas para a circulação de automóveis compromete a qualidade do ar e conforto térmico da região. A partir dos resultados das comparações realizadas no estudo, é de se esperar que uma ocupação urbana que harmonize presença de vegetação; meios de locomoção alternativos que não envolvam alta emissão de poluentes; e vias exclusivas para automóveis, afastados da circulação de pedestres e habitações; contribua para um melhor cenário no que toca a qualidade do ar e conforto térmico da cidade.
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