Análise da estabilidade de sistemas de controle analógicos-digitais em função do período de amostragem

Neste trabalho é analisada a estabilidade de sistemas de controle analógicosdigitais em função do período de amostragem. Uma nova-regra de mapeamento s-z bilinear a dois parâmetros é proposta, testada, analisada e comparada com algumas regras clássicas. Propõe-se um modelo matemático para o falseame...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2009
Main Author: Marcelo Ricardo Alves da Costa Tredinnick
Orientador/a: Marcelo Lopes de Oliveira e Souza
Banca: Mario Cesar Ricci, Gilberto da Cunha Trivelato, Fernando José de Oliveira Moreira
Format: Tese
Language:por
Published: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Programa: Programa de Pós-Graduação do INPE em Mecânica Espacial e Controle
Online Access:http://urlib.net/sid.inpe.br/mtc-m18@80/2009/02.09.14.45
Resumo Português:Neste trabalho é analisada a estabilidade de sistemas de controle analógicosdigitais em função do período de amostragem. Uma nova-regra de mapeamento s-z bilinear a dois parâmetros é proposta, testada, analisada e comparada com algumas regras clássicas. Propõe-se um modelo matemático para o falseamento (aliasing). Apresentaram-se Investigações quanto às fronteiras de estabilidade/instabilidade de sistemas de controle analógicos-digitais. Finalmente, por meio da teoria da estabilidade de Liapunov são propostos teoremas sobre a estabilidade do controle digital de uma planta analógica em função do período de amostragem.
Resumo inglês:In this work the stability of analog-digital control systems as a function of the sampling period is analyzed. A new rule of bilinear s-z mapping with two parameters is proposed, tested, analyzed and compared with some classical rules. A mathematical model for the aliasing is also proposed. Investigations on the stability/instability boundaries of analog-digital control systems is presented. Finally, by means of the Liapunov stability theory, theorems are proposed on the stability of a digital control of an analog plant as a function of the sampling period.