Análise da transição dos modos de operação do controle de atitude

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Aguinaldo Cardozo da Costa Filho
Orientador(a): Evandro Marconi Rocco
Banca de defesa: Mario Cesar Ricci, Francisco das Chagas Carvalho, Wilson Custódio Canesin da Silva
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação do INPE em Mecânica Espacial e Controle
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Resumo em Inglês: This work considers the problem of transition between operating modes and attitude control analyzing the actuator system with sensors aid. The attitude is propagated using the dynamic movement equations. It is analyzed the effects that arise during the transition of operating modes. A control system closed loop is considered with actuators wich represent the behavior of propellers, reaction wheel and magnetic coils. It is not intended in this study to specify the causes of the faults and / or disturbances as well as specify technological details of the sensors and actuators that can be used in a real vehicle. With simulations of aid seeks to analyze the effects of these transitions between the operating modes and study cases who can provide information on various setting conditions.
Link de acesso: http://urlib.net/sid.inpe.br/mtc-m21b/2015/10.27.08.20
Resumo: Esse trabalho considera o problema de transição entre os modos de operação e o controle de atitude analisando-se o sistema atuador subsidiado por auxílio de sensores. Os estados de atitude são propagados utilizando as equações da dinâmica do movimento. São analisados efeitos que surgem durante a transição nos modos operação. É considerado um sistema de controle em malha fechada com atuadores caracterizados de tal modo a representar o comportamento de propulsores, rodas de reação e bobinas magnéticas. Não se pretende neste trabalho especificar as causas das falhas e/ou perturbações, bem como especificar detalhes tecnológicos dos sensores e atuadores que podem ser utilizados em um veículo real. Com auxílio de simulações busca-se analisar os efeitos dessas transições entre os modos de operação e estudar casos que possam fornecer informações sob diversas condições de configuração.