Transferência orbitais envolvendo órbitas do tipo halo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Gislaine de Felipe
Orientador(a): Antonio Fernando Bertachini de Almeida Prado
Banca de defesa: Othon Cabo Winter, Ana Paula Martins Chiaradia, Maria Cecília França de Paula Santos Zanardi
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação do INPE em Mecânica Espacial e Controle
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Resumo em Inglês: In space activities, it is of great importance the study of trajectories that the space vehicles should follow to complete a mission. In the present work, maneuvers involving Halo orbits for several systems of primary are studied. To accomplish this study the method of Lindstedt-Poincaré is used for the etermination of the orbits and the method of Lambert is used for the transfers involved in both cases for the transfers with free time for the rendez-vous maneuvers. To exemplify the techniques developed here a complete mission in the Earth-Moon system involving the restricted three bodies problem is calculated in details. It is still studied in this work the same maneuvers for the restricted bi-circular problem of four bodies. To proceed, a propelled model for the swing-by is studied and its efficiency in transfering a spacecraft from a parking orbit around the Earth to a Halo orbit in the Earth-Sun system using a swing-by with the Moon is measured.
Link de acesso: http://urlib.net/sid.inpe.br/jeferson/2005/07.14.18.30
Resumo: Nas atividades espaciais, é de grande importância o estudo das trajetórias que os veículos espaciais devem seguir para completar uma missão. No presente trabalho, estudam-se as manobras orbitais envolvendo órbitas Halo para vários sistemas de primários. Para realizar este estudo utiliza-se o método de Lindstedt-Poincaré para a determinação das órbitas e o método de Lambert para as transferências envolvidas, tanto para as transferências com tempo livre como para as manobras de rendez-vous. Para exemplificar as técnicas desenvolvidas uma missão completa no sistema Terra-Lua envolvendo o problema restrito de três corpos é calculada em detalhes. Ainda estudam-se neste trabalho as mesmas manobras para o problema restrito bi-circular de quatro corpos. A seguir, um modelo propulsado de swing-by é desenvolvido e a sua eficiência em transferir um veiculo entre uma órbita de estacionamento em tomo da Terra até uma órbita Halo no sistema Terra-Sol utilizando um swing-by coma Lua é medida.