Uma abordagem integrada para educação a distância usando gestão de processos e simulação de sistemas

Este trabalho apresenta uma abordagem integrada para Educação a Distância com base em técnicas de modelagem e ferramentas utilizadas nas áreas de Gestão de Processos e Simulação de Sistemas. As metodologias oriundas destas duas áreas de pesquisa são utilizadas na proposta de uma arquitetura para um...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2005
Main Author: Silene Fernandes Bicudo
Orientador/a: Lamartine Nogueira Frutuoso Guimarães, Germano de Souza Kienbaum
Banca: Haroldo Fraga de Campos Velho, Celso Massaki Hirata, Nizam Omar
Format: Tese
Language:por
Published: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Programa: Programa de Pós-Graduação do INPE em Computação Aplicada
Online Access:http://urlib.net/sid.inpe.br/MTC-m13@80/2006/02.14.18.12
Resumo Português:Este trabalho apresenta uma abordagem integrada para Educação a Distância com base em técnicas de modelagem e ferramentas utilizadas nas áreas de Gestão de Processos e Simulação de Sistemas. As metodologias oriundas destas duas áreas de pesquisa são utilizadas na proposta de uma arquitetura para um ambiente que tem como finalidade auxiliar o professor na elaboração, construção do conteúdo e gestão do processo educacional. O ambiente proposto faz uso da tecnologia de workflow para a criação e disponibilização na Internet de material de auxílio a aulas presenciais ou de cursos completos para Educação a Distância. O monitoramento em tempo real das atividades desenvolvidas pelos alunos e a gestão do processo educacional utilizando as funcionalidades adicionais do simulador são vistos como componentes essenciais da arquitetura proposta, mas eles se encontram ainda em desenvolvimento, e serão abordados em mais detalhes em versões futuras do sistema. O ambiente foi denominado Web Course Manager e é desenvolvido com base na integração da ferramenta de simulação de sistemas Simprocess com o ambiente de educação a distância TelEduc.
Resumo inglês:This work presents an integrated approach for Distance Education based on modeling techniques and tools usually applied in Business Process Management and Systems Simulation. The methodologies from these research areas are used to propose an environments architecture to support the professor in building and managing the educational process. The environment proposed makes use of the workflow technology for building e-learning content that can be used as auxiliary material or as full distance learning courses. The real time monitoring of the activities developed by the students and the management of the learning process are seen as essential features of the proposed architecture, but they are still under construction for inclusion in future versions of the system. The environment was named Web Course Manager and its development is based on the distance learning system TelEduc and the process simulation system Simprocess.