Coleta e análise de métricas no processo de aprendizagem de linguagens de programação.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Daniel dos Santos Pêgas
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=171
Resumo: Uma tendência no processo de aprendizagem em geral é o professor cada vez mais exigir do aluno a capacidade de exploração e criação de novos conhecimentos e não, simplesmente, memorização do conteúdo de uma disciplina. Entretanto, essa nova abordagem requer novos instrumentos para acompanhamento e avaliação do processo de aprendizagem. Na abordagem tradicional de ensino de linguagem de programação, a avaliação se concentra no resultado, ou seja, provas e códigos prontos referentes a atividades propostas. Esta dissertação estende-se esta avaliação a todo o processo de aprendizagem, e para suportar isto, utiliza-se um modelo de acompanhamento e análise do processo de aprendizagem de linguagens de programação. Um estudo de caso foi elaborado e quatro cursos de introdução à linguagem de programação foram ministrados a fim de se obter dados que pudessem dizer que o uso do modelo de acompanhamento e análise do processo de aprendizagem é uma boa alternativa tanto para o ensino como para a avaliação da aprendizagem de linguagens de programação.
id ITA_067f9e35a59ef455fc88052619e749d5
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:171
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Coleta e análise de métricas no processo de aprendizagem de linguagens de programação.Linguagens de programaçãoAprendizagemModelagem (processos)Métricas (software)Métodos educacionaisEnsinoEngenharia de softwareEducaçãoUma tendência no processo de aprendizagem em geral é o professor cada vez mais exigir do aluno a capacidade de exploração e criação de novos conhecimentos e não, simplesmente, memorização do conteúdo de uma disciplina. Entretanto, essa nova abordagem requer novos instrumentos para acompanhamento e avaliação do processo de aprendizagem. Na abordagem tradicional de ensino de linguagem de programação, a avaliação se concentra no resultado, ou seja, provas e códigos prontos referentes a atividades propostas. Esta dissertação estende-se esta avaliação a todo o processo de aprendizagem, e para suportar isto, utiliza-se um modelo de acompanhamento e análise do processo de aprendizagem de linguagens de programação. Um estudo de caso foi elaborado e quatro cursos de introdução à linguagem de programação foram ministrados a fim de se obter dados que pudessem dizer que o uso do modelo de acompanhamento e análise do processo de aprendizagem é uma boa alternativa tanto para o ensino como para a avaliação da aprendizagem de linguagens de programação.Instituto Tecnológico de AeronáuticaEdgar Toshiro YanoDaniel dos Santos Pêgas2005-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=171reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:40Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:171http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:32:29.464Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Coleta e análise de métricas no processo de aprendizagem de linguagens de programação.
title Coleta e análise de métricas no processo de aprendizagem de linguagens de programação.
spellingShingle Coleta e análise de métricas no processo de aprendizagem de linguagens de programação.
Daniel dos Santos Pêgas
Linguagens de programação
Aprendizagem
Modelagem (processos)
Métricas (software)
Métodos educacionais
Ensino
Engenharia de software
Educação
title_short Coleta e análise de métricas no processo de aprendizagem de linguagens de programação.
title_full Coleta e análise de métricas no processo de aprendizagem de linguagens de programação.
title_fullStr Coleta e análise de métricas no processo de aprendizagem de linguagens de programação.
title_full_unstemmed Coleta e análise de métricas no processo de aprendizagem de linguagens de programação.
title_sort Coleta e análise de métricas no processo de aprendizagem de linguagens de programação.
author Daniel dos Santos Pêgas
author_facet Daniel dos Santos Pêgas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Edgar Toshiro Yano
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniel dos Santos Pêgas
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagens de programação
Aprendizagem
Modelagem (processos)
Métricas (software)
Métodos educacionais
Ensino
Engenharia de software
Educação
topic Linguagens de programação
Aprendizagem
Modelagem (processos)
Métricas (software)
Métodos educacionais
Ensino
Engenharia de software
Educação
dc.description.none.fl_txt_mv Uma tendência no processo de aprendizagem em geral é o professor cada vez mais exigir do aluno a capacidade de exploração e criação de novos conhecimentos e não, simplesmente, memorização do conteúdo de uma disciplina. Entretanto, essa nova abordagem requer novos instrumentos para acompanhamento e avaliação do processo de aprendizagem. Na abordagem tradicional de ensino de linguagem de programação, a avaliação se concentra no resultado, ou seja, provas e códigos prontos referentes a atividades propostas. Esta dissertação estende-se esta avaliação a todo o processo de aprendizagem, e para suportar isto, utiliza-se um modelo de acompanhamento e análise do processo de aprendizagem de linguagens de programação. Um estudo de caso foi elaborado e quatro cursos de introdução à linguagem de programação foram ministrados a fim de se obter dados que pudessem dizer que o uso do modelo de acompanhamento e análise do processo de aprendizagem é uma boa alternativa tanto para o ensino como para a avaliação da aprendizagem de linguagens de programação.
description Uma tendência no processo de aprendizagem em geral é o professor cada vez mais exigir do aluno a capacidade de exploração e criação de novos conhecimentos e não, simplesmente, memorização do conteúdo de uma disciplina. Entretanto, essa nova abordagem requer novos instrumentos para acompanhamento e avaliação do processo de aprendizagem. Na abordagem tradicional de ensino de linguagem de programação, a avaliação se concentra no resultado, ou seja, provas e códigos prontos referentes a atividades propostas. Esta dissertação estende-se esta avaliação a todo o processo de aprendizagem, e para suportar isto, utiliza-se um modelo de acompanhamento e análise do processo de aprendizagem de linguagens de programação. Um estudo de caso foi elaborado e quatro cursos de introdução à linguagem de programação foram ministrados a fim de se obter dados que pudessem dizer que o uso do modelo de acompanhamento e análise do processo de aprendizagem é uma boa alternativa tanto para o ensino como para a avaliação da aprendizagem de linguagens de programação.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=171
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Linguagens de programação
Aprendizagem
Modelagem (processos)
Métricas (software)
Métodos educacionais
Ensino
Engenharia de software
Educação
_version_ 1706804985728073728