Modelagem 3D de faces humanas baseada em informações extraídas de imagens bidimensionais não calibradas.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Daniel Trevisan Bravo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=254
Resumo: São apresentadas técnicas para a extração de feições humanas a partir de duas imagens ortogonais, por onde será possível gerar um modelo tridimensional para futura síntese da face humana. Como o propósito deste estudo é trabalhar com faces humanas, partiu-se do princípio que esta possui características bem conhecidas, tais como posicionamento dos olhos, boca, nariz, curvatura, etc. Aproveitando esse conhecimento prévio, foi buscado inseri-lo no contexto geral e facilitar o reconhecimento automático das partes procuradas, construindo algoritmos que busquem essas características em regiões específicas da face. Essa abordagem, embora torne o processo mais veloz, acaba impondo restrições ao modelo que, contudo, não impossibilita sua execução na grande maioria dos casos. Extraídas as feições nas duas vistas, foi desenvolvido um trabalho de calibração das imagens e a partir das informações bidimensionais foi criado o modelo tridimensional. Por fim, o depósito da textura sobre o novo modelo é apresentado, que se baseia na extração da textura das duas imagens ortogonais previamente obtidas, que deverão ser suavizadas e posteriormente transferidas para a superfície.