Estudo sobre estabilidade aeroelastica usando o modelo aerodinâmico de 4 graus de liberdade por estação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1994
Autor(a) principal: Luis Henrique Medici Colus
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1726
Resumo: O problema de estabilidade aeroelastica para superficies sustentadoras com quatro graus de liberdade por estacao e estudado utilizando-se o modelamento aerodinamico desenvolvido por TheodorsenEste modelo e aplicado a exemplos de superficies sustentadoras a partir da teoria de faixas. Para a determinacao da velocidade de instabilidade aeroelastica e feito um modelamento matematico do problema. Uma vez de posse da funcao de Theodorsen C(k), calculam-seas expressoes das forcas e momentos aerodinamicos, baseados na teoria potencial nao-estacionaria, expressas em termos de coeficientes de influencia aerodinamicos. O metodo utilizado para a resolucao do problema aeroelastico e o metodo k. Neste metodo, o ponto de instabilidade aeroelastica e obtido quando, para um determinado valor de frequencia reduzida K(r), o amortecimento torna-se nulo. Para validacao do programa sao calculados tres exemplos retirados da bibliografia classica. Faz-se tambem uma aplicacao a um modelo de asa de uma aeronave real contendo os quatro graus de liberdade.