Análise da distribuição de temperatura em ossos durante uma cirurgia ortopédica realizada com o auxílio de uma serra mecatrônica.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Thaisa Talarico Hyppolito
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=532
Resumo: Este trabalho é uma continuidade das pesquisas na área de mecatrônica aplicada à medicina do ITA, e tem como objetivo modelar numericamente a distribuição de temperaturas em ossos, durante a cirurgia de osteotomia de tíbia, realizada com o auxílio de uma serra mecatrônica ortopédica. Durante o processo cirúrgico a temperatura do osso deve ser controlada para evitar sua necrose térmica devido à alta temperatura, principalmente se a cirurgia for realizada com recursos de automação. Para se modelar a distribuição de temperatura durante o corte, é necessário conhecer o fluxo de calor gerado devido ao atrito durante o tempo de corte. Para tanto, devem ser conhecidos alguns parâmetros operacionais do equipamento robótico da qual a serra é parte componente, quais sejam, velocidade de avanço da serra, velocidade semi-rotativa das lâminas, e o tempo total de corte, e algumas propriedades físicas do osso: condutividade térmica, densidade, difusividade térmica e tensão de cisalhamento. A partir desses parâmetros, este trabalho apresenta a modelagem do fluxo de calor serra/osso durante o corte do osso. Posteriormente, o fluxo de calor calculado é utilizado como condição de contorno para resolver a equação diferencial da temperatura dada pela equação da condução de calor, que é avaliada, de forma qualitativa, bidimensionalmente e em regime transitório. Finalmente, conhecendo-se o valor da temperatura ao longo do osso durante o corte, é possível manter esse valor nos limites aceitáveis, por meio do monitoramento das variáveis do procedimento cirúrgico, evitando-se conseqüentemente, a necrose térmica do osso.
id ITA_41af3eeee21fc10688582b414d12e483
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:532
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Análise da distribuição de temperatura em ossos durante uma cirurgia ortopédica realizada com o auxílio de uma serra mecatrônica.Controle automáticoFluxo de calorOssosModelos matemáticosIdentificação de parâmetrosPlanejamento de tarefas (robótica)Aparelhos e instrumentos cirúrgicosOrtopediaBioengenhariaMecatrônicaMedicinaControleEste trabalho é uma continuidade das pesquisas na área de mecatrônica aplicada à medicina do ITA, e tem como objetivo modelar numericamente a distribuição de temperaturas em ossos, durante a cirurgia de osteotomia de tíbia, realizada com o auxílio de uma serra mecatrônica ortopédica. Durante o processo cirúrgico a temperatura do osso deve ser controlada para evitar sua necrose térmica devido à alta temperatura, principalmente se a cirurgia for realizada com recursos de automação. Para se modelar a distribuição de temperatura durante o corte, é necessário conhecer o fluxo de calor gerado devido ao atrito durante o tempo de corte. Para tanto, devem ser conhecidos alguns parâmetros operacionais do equipamento robótico da qual a serra é parte componente, quais sejam, velocidade de avanço da serra, velocidade semi-rotativa das lâminas, e o tempo total de corte, e algumas propriedades físicas do osso: condutividade térmica, densidade, difusividade térmica e tensão de cisalhamento. A partir desses parâmetros, este trabalho apresenta a modelagem do fluxo de calor serra/osso durante o corte do osso. Posteriormente, o fluxo de calor calculado é utilizado como condição de contorno para resolver a equação diferencial da temperatura dada pela equação da condução de calor, que é avaliada, de forma qualitativa, bidimensionalmente e em regime transitório. Finalmente, conhecendo-se o valor da temperatura ao longo do osso durante o corte, é possível manter esse valor nos limites aceitáveis, por meio do monitoramento das variáveis do procedimento cirúrgico, evitando-se conseqüentemente, a necrose térmica do osso.Instituto Tecnológico de AeronáuticaLuís Gonzaga TrabassoThaisa Talarico Hyppolito2007-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=532reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:50Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:532http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:33:33.482Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Análise da distribuição de temperatura em ossos durante uma cirurgia ortopédica realizada com o auxílio de uma serra mecatrônica.
title Análise da distribuição de temperatura em ossos durante uma cirurgia ortopédica realizada com o auxílio de uma serra mecatrônica.
spellingShingle Análise da distribuição de temperatura em ossos durante uma cirurgia ortopédica realizada com o auxílio de uma serra mecatrônica.
Thaisa Talarico Hyppolito
Controle automático
Fluxo de calor
Ossos
Modelos matemáticos
Identificação de parâmetros
Planejamento de tarefas (robótica)
Aparelhos e instrumentos cirúrgicos
Ortopedia
Bioengenharia
Mecatrônica
Medicina
Controle
title_short Análise da distribuição de temperatura em ossos durante uma cirurgia ortopédica realizada com o auxílio de uma serra mecatrônica.
title_full Análise da distribuição de temperatura em ossos durante uma cirurgia ortopédica realizada com o auxílio de uma serra mecatrônica.
title_fullStr Análise da distribuição de temperatura em ossos durante uma cirurgia ortopédica realizada com o auxílio de uma serra mecatrônica.
title_full_unstemmed Análise da distribuição de temperatura em ossos durante uma cirurgia ortopédica realizada com o auxílio de uma serra mecatrônica.
title_sort Análise da distribuição de temperatura em ossos durante uma cirurgia ortopédica realizada com o auxílio de uma serra mecatrônica.
author Thaisa Talarico Hyppolito
author_facet Thaisa Talarico Hyppolito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luís Gonzaga Trabasso
dc.contributor.author.fl_str_mv Thaisa Talarico Hyppolito
dc.subject.por.fl_str_mv Controle automático
Fluxo de calor
Ossos
Modelos matemáticos
Identificação de parâmetros
Planejamento de tarefas (robótica)
Aparelhos e instrumentos cirúrgicos
Ortopedia
Bioengenharia
Mecatrônica
Medicina
Controle
topic Controle automático
Fluxo de calor
Ossos
Modelos matemáticos
Identificação de parâmetros
Planejamento de tarefas (robótica)
Aparelhos e instrumentos cirúrgicos
Ortopedia
Bioengenharia
Mecatrônica
Medicina
Controle
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho é uma continuidade das pesquisas na área de mecatrônica aplicada à medicina do ITA, e tem como objetivo modelar numericamente a distribuição de temperaturas em ossos, durante a cirurgia de osteotomia de tíbia, realizada com o auxílio de uma serra mecatrônica ortopédica. Durante o processo cirúrgico a temperatura do osso deve ser controlada para evitar sua necrose térmica devido à alta temperatura, principalmente se a cirurgia for realizada com recursos de automação. Para se modelar a distribuição de temperatura durante o corte, é necessário conhecer o fluxo de calor gerado devido ao atrito durante o tempo de corte. Para tanto, devem ser conhecidos alguns parâmetros operacionais do equipamento robótico da qual a serra é parte componente, quais sejam, velocidade de avanço da serra, velocidade semi-rotativa das lâminas, e o tempo total de corte, e algumas propriedades físicas do osso: condutividade térmica, densidade, difusividade térmica e tensão de cisalhamento. A partir desses parâmetros, este trabalho apresenta a modelagem do fluxo de calor serra/osso durante o corte do osso. Posteriormente, o fluxo de calor calculado é utilizado como condição de contorno para resolver a equação diferencial da temperatura dada pela equação da condução de calor, que é avaliada, de forma qualitativa, bidimensionalmente e em regime transitório. Finalmente, conhecendo-se o valor da temperatura ao longo do osso durante o corte, é possível manter esse valor nos limites aceitáveis, por meio do monitoramento das variáveis do procedimento cirúrgico, evitando-se conseqüentemente, a necrose térmica do osso.
description Este trabalho é uma continuidade das pesquisas na área de mecatrônica aplicada à medicina do ITA, e tem como objetivo modelar numericamente a distribuição de temperaturas em ossos, durante a cirurgia de osteotomia de tíbia, realizada com o auxílio de uma serra mecatrônica ortopédica. Durante o processo cirúrgico a temperatura do osso deve ser controlada para evitar sua necrose térmica devido à alta temperatura, principalmente se a cirurgia for realizada com recursos de automação. Para se modelar a distribuição de temperatura durante o corte, é necessário conhecer o fluxo de calor gerado devido ao atrito durante o tempo de corte. Para tanto, devem ser conhecidos alguns parâmetros operacionais do equipamento robótico da qual a serra é parte componente, quais sejam, velocidade de avanço da serra, velocidade semi-rotativa das lâminas, e o tempo total de corte, e algumas propriedades físicas do osso: condutividade térmica, densidade, difusividade térmica e tensão de cisalhamento. A partir desses parâmetros, este trabalho apresenta a modelagem do fluxo de calor serra/osso durante o corte do osso. Posteriormente, o fluxo de calor calculado é utilizado como condição de contorno para resolver a equação diferencial da temperatura dada pela equação da condução de calor, que é avaliada, de forma qualitativa, bidimensionalmente e em regime transitório. Finalmente, conhecendo-se o valor da temperatura ao longo do osso durante o corte, é possível manter esse valor nos limites aceitáveis, por meio do monitoramento das variáveis do procedimento cirúrgico, evitando-se conseqüentemente, a necrose térmica do osso.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=532
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Controle automático
Fluxo de calor
Ossos
Modelos matemáticos
Identificação de parâmetros
Planejamento de tarefas (robótica)
Aparelhos e instrumentos cirúrgicos
Ortopedia
Bioengenharia
Mecatrônica
Medicina
Controle
_version_ 1706804988272967680