Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2008 |
Autor(a) principal: |
Melis de Bruyn Neto |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=581
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Resumo: |
Construções laminadas de acrílico e policarbonato são freqüentemente usadas para resistir à explosão ou como janelas e pára-brisas resistentes a projéteis balísticos. Uma construção típica à prova de balas consiste em uma lâmina de policarbonato, revestida por acrílico, tendo como película intermediária uma fina camada de poliuretano. Algumas construções utilizam mais de uma camada de policarbonato; quando este é posto na camada externa, é revestido por uma camada superficial baseada em silicone rígido. Os pára-brisas frontais de aeronaves militares podem ser construídos desta forma. Neste caso os pára-brisas assumem várias funções; permite ao piloto uma visão adiante sem distorções, atua como um escudo resistente ao impacto de pássaro e projéteis balísticos, e em alguns casos, quando plano, funciona como tela de projeção dos controles de vôo e de armas. As cargas térmicas também devem ser consideradas no seu dimensionamento, devido ao gradiente de temperaturas existente entre o ambiente externo e interno. Estes parâmetros ambientais afetam diretamente as características do projeto adotado. Este trabalho descreve o desenvolvimento de um composto laminado de acrílico e policarbonato, que pode ser aplicado em transparências aeronáuticas e astronáuticas. Normalmente as janelas laterais e os canopis de aeronaves, são feitos por uma lâmina monolítica de acrílico ou policarbonato, e os pára-brisas são laminados, devido às condições descritas anteriormente, em forma de uma curva simples; no entanto o caso aqui estudado é de uma transparência laminada com dupla curvatura, que deverá resistir a impactos, cargas mecânicas e aerodinâmicas, todas as condições ambientais e químicas e, permitir uma perfeita visualização e captação de imagens, durante toda a vida da aeronave. |