Transparências reforçadas de emprego aeroespacial: estudo de um caso.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Melis de Bruyn Neto
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=581
Resumo: Construções laminadas de acrílico e policarbonato são freqüentemente usadas para resistir à explosão ou como janelas e pára-brisas resistentes a projéteis balísticos. Uma construção típica à prova de balas consiste em uma lâmina de policarbonato, revestida por acrílico, tendo como película intermediária uma fina camada de poliuretano. Algumas construções utilizam mais de uma camada de policarbonato; quando este é posto na camada externa, é revestido por uma camada superficial baseada em silicone rígido. Os pára-brisas frontais de aeronaves militares podem ser construídos desta forma. Neste caso os pára-brisas assumem várias funções; permite ao piloto uma visão adiante sem distorções, atua como um escudo resistente ao impacto de pássaro e projéteis balísticos, e em alguns casos, quando plano, funciona como tela de projeção dos controles de vôo e de armas. As cargas térmicas também devem ser consideradas no seu dimensionamento, devido ao gradiente de temperaturas existente entre o ambiente externo e interno. Estes parâmetros ambientais afetam diretamente as características do projeto adotado. Este trabalho descreve o desenvolvimento de um composto laminado de acrílico e policarbonato, que pode ser aplicado em transparências aeronáuticas e astronáuticas. Normalmente as janelas laterais e os canopis de aeronaves, são feitos por uma lâmina monolítica de acrílico ou policarbonato, e os pára-brisas são laminados, devido às condições descritas anteriormente, em forma de uma curva simples; no entanto o caso aqui estudado é de uma transparência laminada com dupla curvatura, que deverá resistir a impactos, cargas mecânicas e aerodinâmicas, todas as condições ambientais e químicas e, permitir uma perfeita visualização e captação de imagens, durante toda a vida da aeronave.