Estudo paramétrico de iniciação probabilística de trincas por fadiga em reparos estruturais metálicos rebitados.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Eduardo Vieira de Carvalho
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=700
Resumo: Reparos rebitados servem para restabelecer a integridade estrutural quanto à resistência mecânica de um componente estrutural danificado. A literatura nos mostra, porém, que estes reparos geram concentrações de tensões significativas que degradam a vida em fadiga do componente reparado. Neste contexto, alguns autores analisam a degradação da vida em fadiga sob o enfoque determinístico. Este trabalho pretende, por meio de ensaios de fadiga, e da simulação de Monte Carlo, elaborar estudos paramétricos de iniciação probabilística de trincas por fadiga em reparos rebitados de fuselagem, identificando a influência do número de furos, da vida média e do desvio-padrão dos respectivos reparos, na determinação da vida em fadiga. Para tanto, foram ensaiados 3 (três) configurações de reparos estruturais a fim de se obter valores de vida média e, respectivos, desvios-padrão. Com base nestas informações experimentais, foram efetuadas análises de iniciação probabilísticas de trincas com o propósito de se determinar uma distribuição para a iniciação de trincas ao longo do tempo.
id ITA_cb2b24c27e5d01a9fc43c152fd6eca35
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:700
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Estudo paramétrico de iniciação probabilística de trincas por fadiga em reparos estruturais metálicos rebitados.Fadiga (materiais)FuselagensManutençãoDegradaçãoVida em fadigaAnálise estruturalRebitesPropagação de trincasEnsaios de fadigaEngenharia de materiaisReparos rebitados servem para restabelecer a integridade estrutural quanto à resistência mecânica de um componente estrutural danificado. A literatura nos mostra, porém, que estes reparos geram concentrações de tensões significativas que degradam a vida em fadiga do componente reparado. Neste contexto, alguns autores analisam a degradação da vida em fadiga sob o enfoque determinístico. Este trabalho pretende, por meio de ensaios de fadiga, e da simulação de Monte Carlo, elaborar estudos paramétricos de iniciação probabilística de trincas por fadiga em reparos rebitados de fuselagem, identificando a influência do número de furos, da vida média e do desvio-padrão dos respectivos reparos, na determinação da vida em fadiga. Para tanto, foram ensaiados 3 (três) configurações de reparos estruturais a fim de se obter valores de vida média e, respectivos, desvios-padrão. Com base nestas informações experimentais, foram efetuadas análises de iniciação probabilísticas de trincas com o propósito de se determinar uma distribuição para a iniciação de trincas ao longo do tempo.Instituto Tecnológico de AeronáuticaSérgio Henrique da Silva CarneiroAbílio Neves GarciaEduardo Vieira de Carvalho2008-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=700reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:55Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:700http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:34:00.477Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Estudo paramétrico de iniciação probabilística de trincas por fadiga em reparos estruturais metálicos rebitados.
title Estudo paramétrico de iniciação probabilística de trincas por fadiga em reparos estruturais metálicos rebitados.
spellingShingle Estudo paramétrico de iniciação probabilística de trincas por fadiga em reparos estruturais metálicos rebitados.
Eduardo Vieira de Carvalho
Fadiga (materiais)
Fuselagens
Manutenção
Degradação
Vida em fadiga
Análise estrutural
Rebites
Propagação de trincas
Ensaios de fadiga
Engenharia de materiais
title_short Estudo paramétrico de iniciação probabilística de trincas por fadiga em reparos estruturais metálicos rebitados.
title_full Estudo paramétrico de iniciação probabilística de trincas por fadiga em reparos estruturais metálicos rebitados.
title_fullStr Estudo paramétrico de iniciação probabilística de trincas por fadiga em reparos estruturais metálicos rebitados.
title_full_unstemmed Estudo paramétrico de iniciação probabilística de trincas por fadiga em reparos estruturais metálicos rebitados.
title_sort Estudo paramétrico de iniciação probabilística de trincas por fadiga em reparos estruturais metálicos rebitados.
author Eduardo Vieira de Carvalho
author_facet Eduardo Vieira de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sérgio Henrique da Silva Carneiro
Abílio Neves Garcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Eduardo Vieira de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Fadiga (materiais)
Fuselagens
Manutenção
Degradação
Vida em fadiga
Análise estrutural
Rebites
Propagação de trincas
Ensaios de fadiga
Engenharia de materiais
topic Fadiga (materiais)
Fuselagens
Manutenção
Degradação
Vida em fadiga
Análise estrutural
Rebites
Propagação de trincas
Ensaios de fadiga
Engenharia de materiais
dc.description.none.fl_txt_mv Reparos rebitados servem para restabelecer a integridade estrutural quanto à resistência mecânica de um componente estrutural danificado. A literatura nos mostra, porém, que estes reparos geram concentrações de tensões significativas que degradam a vida em fadiga do componente reparado. Neste contexto, alguns autores analisam a degradação da vida em fadiga sob o enfoque determinístico. Este trabalho pretende, por meio de ensaios de fadiga, e da simulação de Monte Carlo, elaborar estudos paramétricos de iniciação probabilística de trincas por fadiga em reparos rebitados de fuselagem, identificando a influência do número de furos, da vida média e do desvio-padrão dos respectivos reparos, na determinação da vida em fadiga. Para tanto, foram ensaiados 3 (três) configurações de reparos estruturais a fim de se obter valores de vida média e, respectivos, desvios-padrão. Com base nestas informações experimentais, foram efetuadas análises de iniciação probabilísticas de trincas com o propósito de se determinar uma distribuição para a iniciação de trincas ao longo do tempo.
description Reparos rebitados servem para restabelecer a integridade estrutural quanto à resistência mecânica de um componente estrutural danificado. A literatura nos mostra, porém, que estes reparos geram concentrações de tensões significativas que degradam a vida em fadiga do componente reparado. Neste contexto, alguns autores analisam a degradação da vida em fadiga sob o enfoque determinístico. Este trabalho pretende, por meio de ensaios de fadiga, e da simulação de Monte Carlo, elaborar estudos paramétricos de iniciação probabilística de trincas por fadiga em reparos rebitados de fuselagem, identificando a influência do número de furos, da vida média e do desvio-padrão dos respectivos reparos, na determinação da vida em fadiga. Para tanto, foram ensaiados 3 (três) configurações de reparos estruturais a fim de se obter valores de vida média e, respectivos, desvios-padrão. Com base nestas informações experimentais, foram efetuadas análises de iniciação probabilísticas de trincas com o propósito de se determinar uma distribuição para a iniciação de trincas ao longo do tempo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=700
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Fadiga (materiais)
Fuselagens
Manutenção
Degradação
Vida em fadiga
Análise estrutural
Rebites
Propagação de trincas
Ensaios de fadiga
Engenharia de materiais
_version_ 1706804989338320896