Planejamento estratégico de uma empresa de transporte aéreo de carga: o caso da Transportes Aéreos Bolivianos - TAB.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: José Ivan Fernando García Terceros
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=28
Resumo: No início do novo milênio, o panorama competitivo apresenta mudanças radicais. A globalização, como força política, econômica, social e tecnológica, parece incontrolável. As fronteiras entre os países e as regiões poderiam ter significado político, porém elas desaparecem no mapa competitivo global. A fim de estar em sintonia com as mudanças, as empresas devem reinventar-se continuamente para enfrentar o desafio das novas realidades da competição. A estratégia tem a ver com posicionar uma organização para que alcance uma vantagem competitiva sustentável. Significa considerar as opções sobre quais são as indústrias das quais se quer participar, quais os produtos e serviços que se deseja oferecer, e como alocar recursos para atingir uma vantagem competitiva sustentável. O alvo é criar valor para os proprietários, fornecendo valor para o cliente. A atividade comercial da indústria aeronáutica está definida principalmente pelas firmas de transporte aéreo de passageiros e o transporte aéreo de carga. Na indústria de transporte aéreo de carga as condições da competição globais possuem particularidades para cada região, que podem ser empregadas pelas empresas para desenvolver estratégias competitivas sustentáveis, ganhar potenciais nichos de mercado e obter os desejados lucros. A necessidade de adequação no ambiente de competição global motiva a empresa de "Transportes Aéreos Bolivianos" a investir no desenvolvimento de um plano estratégico, para definir seu posicionamento competitivo. O objetivo deste trabalho é propor a aplicação de um modelo de planejamento estratégico capaz de gerar iniciativas estratégicas viáveis e sustentáveis que possam ser implementadas pela empresa. Esta metodologia é aplicada para analisar as alternativas estratégicas de una empresa de transporte de carga aérea.