Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2004 |
Autor(a) principal: |
Gustavo Pondé de Castro Faria |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=620
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Resumo: |
Esta dissertação tem como objetivo estudar a viabilidade de adaptação de uma aeronave civil já existente para exercer a função de avião tanque, fazendo as menores modificações possíveis, para que se tenha então um projeto simples, eficiente e de custo relativamente baixo. Para cumprir com o objetivo acima, primeiramente serão estudados a evolução da operação de reabastecimento em vôo e os tipos de equipamentos disponíveis atualmente no mercado. Posteriormente serão analisadas as frotas mundiais de aviões capazes de receber combustível em vôo e de aeronaves tanque com suas respectivas especificações técnicas, enfatizando em seguida as aeronaves utilizadas pela Força Aérea Brasileira. De posse desses dados, será feita uma comparação entre as performances e os custos das opções brasileiras e estrangeiras, para selecionar o avião nacional mais apropriado para o projeto, seguindo as necessidades da FAB e do mercado mundial, e para estabelecer as modificações necessárias para adaptar o equipamento de REVO escolhido Com os equipamentos definidos para a realização do projeto de avião tanque, partir-se-á então para adaptação dos sistemas adicionais necessários, como novas linhas de combustível e tanques adicionais, para as missões de reabastecimento aéreo, levando-se em conta as especificações dos equipamentos, normas aeronáuticas e a substituição de carga paga por combustível. Em seguida será apresentada uma simulação do sistema selecionado para que se tenha uma idéia aproximada do seu comportamento. Por fim, serão apresentadas conclusões sobre a viabilidade do projeto em questão e sugestões para trabalhos futuros. |