AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, DO ESTADO DE SÃO PAULO: PONTOS DE VISTA DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS

This paper aims to raise and examines some ideas about school assessment in Mathematics and the assessment in Mathematics Assessment System Education Achievement of São Paulo (SARESP, acronym in portuguese), trying to uncover the reality that is found in schools in São Paulo about the evaluation of...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2010
Main Author: Moraes, César Augusto do Prado lattes
Orientador/a: Demartini, Zeila de Brito Fabri lattes
Banca: Freitas, Anamaria Gonçalves de
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Metodista de São Paulo
Programa: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Department: Educação
Assuntos em Portugês:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1167
Citação:MORAES, César Augusto do Prado. AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, DO ESTADO DE SÃO PAULO: PONTOS DE VISTA DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS. 2010. 421 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
Resumo Português:Este trabalho tem por objetivo levantar e analisar algumas concepções sobre a avaliação escolar em Matemática e sobre a Avaliação em Matemática do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), procurando desvendar a realidade que é encontrada nas escolas paulistas referente à avaliação dessa disciplina. O intuito é verificar os pontos de vista dos alunos, professores, gestores escolares, família e especialistas para articular uma organização escolar que desenvolva um processo permanente de construção do conhecimento. Para verificar quais as concepções referentes às avaliações já citadas foram adotadas entrevistas, questionários e desenhos realizados pelos alunos, mostrando o que pensam sobre as avaliações previamente aplicadas. As entrevistas somente foram aplicadas aos discentes, pois seus depoimentos são fundamentais para a pesquisa. Para a concretização destas entrevistas foi solicitado aos alunos à produção de desenhos que representassem o que são as avaliações já mencionadas anteriormente. Levantamos uma grande quantidade de informações a partir desses depoimentos e desenhos sobre as avaliações pesquisadas, a opinião que possuem sobre a escola, seus professores de Matemática, de como são ministradas as aulas e também sobre a forma de avaliar dos professores. Os questionários foram dirigidos ao corpo docente de Matemática, diretor, vice-diretor, professor coordenador, supervisor de ensino, família e especialistas em Educação, Psicologia da Educação e Matemática para verificar também sua concepção sobre avaliação escolar em Matemática e sobre a prova de Matemática do SARESP, que fazem parte fundamental de todo o processo de avaliação, pois, direta ou indiretamente, estão ligados a ela e são responsáveis pelos seus resultados. Na análise dos dados obtidos foram destacados, nos depoimentos dos questionários e das entrevistas, as,unidades significativas referentes aos processos de avaliações pesquisadas, para com isso analisarmos e verificarmos quais são as opiniões e fatos que podem ajudar ou atrapalhar todo o processo de Avaliação em Matemática, tanto o escolar quanto o de grande escala como o SARESP. Também foram analisados o que os alunos representaram na produção dos desenhos. As imagens adquiridas demonstraram muitas informações sobre o que os discentes pensam sobre a Avaliação em Matemática ao desenhar monstros, corações, números e até mesmo pontos de exclamação e de interrogação. Este estudo foi desenvolvido em uma escola pública da rede Estadual de ensino do Estado de São Paulo. Essa pesquisa investiga o que realmente está acontecendo em todo o processo de Avaliação em Matemática, possibilitando identificar no que cada sujeito envolvido neste processo pode contribuir ou atrapalhar para sua concretização, evidenciando assim áreas críticas efavoráveis sobre a tão temida e polêmica Avaliação em Matemática.
Resumo inglês:This paper aims to raise and examines some ideas about school assessment in Mathematics and the assessment in Mathematics Assessment System Education Achievement of São Paulo (SARESP, acronym in portuguese), trying to uncover the reality that is found in schools in São Paulo about the evaluation of this discipline. The aim is to check the views of the students, teachers, school managers, family and experts in articulation of organizations that develop permanent process of knowledge construction. Interviews, questionnaires and drawings carried through for the pupils were adopted to verify which conceptions referents to the evaluations above mentioned, showing what they think about the evaluations previously applied. The interviews were only applied to the students, therefore its depositions are basic for the research. For concretion of these interviews, the production of drawings that represented what the evaluations previously mentioned are for them were requested to the pupils. We raise a large amount of informations from these depositions and drawings about the searched evaluations, the opinion that they possess about the school, their teachers of Mathematics, the way the lessons are given and also about the form to evaluate of the professors. The questionnaires were sent to the teachers of mathematics, director, vice-director, coordinating professor, supervisor of education, family and specialists in education, Psychology of the Education and Mathematics in order to verify their conception about the school evaluation in Mathematics and the test of Mathematics of the SARESP, that is basic part of all the evaluation process, since direct or indirectly, they are linked to it and they are responsible for its results. In the analysis of the acquired data were detached, in the depositions of the questionnaires and of the interviews, the significant units referring to the searched processes of evaluation, so with this analyzing and to verify which are the opinions and facts that can help or confuse all the process of evaluation in Mathematics, either the pertaining to school and of large scale as the SARESP. Also was analyzed what the pupils had represented in the production of the drawings. The acquired images demonstrated many informations about what the students think about the evaluation in Mathematics when drawing monsters, hearts, numbers and even though interrogation and exclamation points. This study was developed in a public school of the State of São Paulo. This research investigates what really is happening in all the process of evaluation in Mathematics, making possible to identify in what each involved citizen in this process can contribute or confuse for its concretion, thus evidencing critical and favorable areas about so feared and controversial evaluation in Mathematics.