Desempenho das start-ups/tic e as contribuições das aceleradoras: um estudo de caso

This research aims to identify how the accelerators’ can collaborate with the performance of an accelerated start-up/ICT and identify the facilitators factors for the performance achieved. They also sought to identify the achievements of the company accelerated after participation in the acceleratio...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2015
Main Author: Fernandes, Júlio Reinaldo da Costa lattes
Orientador/a: Zilber, Silvia Novaes lattes
Banca: João, Belmiro do Nascimento lattes, Pedron, Cristiane Drebes lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Nove de Julho
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Department: Administração
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:https://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/1001
Resumo Português:Essa pesquisa tem por objetivo identificar como as aceleradoras podem colaborar com o desempenho de start-ups/TIC aceleradas, além de identificar os fatores facilitadores para o desempenho obtido e os resultados alcançados pela empresa acelerada após a participação no programa de aceleração. Com abordagem qualitativa e caráter exploratório, trata-se de um Estudo de Caso único realizado em uma start-up/TIC escolhida pela aderência aos objetivos da pesquisa. A pesquisa evidenciou que nem todos os serviços oferecidos pelas aceleradoras, conforme levantados no referencial teórico, estavam presentes no processo de aceleração da empresa estudada, e que os serviços oferecidos durante a aceleração tiveram contribuições diferentes para o desempenho da empresa no entender dos empreendedores. Os fatores melhor avaliados pelos sócios para o desempenho da empresa foram as mentorias, o demo-day e o networking proporcionado. Os resultados demonstraram que o processo de aceleração contribuiu para o aumento da velocidade no desenvolvimento dos produtos, para a definição dos papéis de cada sócio no empreendimento e para a percepção de novos possíveis segmentos de clientes. A start-up/TIC, após concluir o processo de aceleração, obteve aumento do faturamento, crescimento nos números de clientes e funcionários e ultrapassou a marca dos três anos de sobrevivência.
Resumo inglês:This research aims to identify how the accelerators’ can collaborate with the performance of an accelerated start-up/ICT and identify the facilitators factors for the performance achieved. They also sought to identify the achievements of the company accelerated after participation in the acceleration program. With qualitative and exploratory approach, this is a single case study conducted in a start-up/ICT choice for adherence to the research objectives. The research showed that not all services offered by the accelerator, as raised in the theoretical framework, were present in the acceleration of the company studied process, and that the services offered during acceleration had different contributions to the company's performance in the opinion of their entrepreneurs. The factors evaluated by the best for the company's performance were the mentoring, the demo-day and the networking. The results showed that the process of acceleration contributed to the increased speed in product development, to define the roles of each partner in the enterprise and to the perception of possible new customer segments. The start-up/ICT, after completing the process of acceleration, achieved revenue growth, growth in numbers of customers and employees and surpassed the three-year survival.