Interação escola e família: Formação de professores e de familiares

Esta tesis es el marco de acciones de investigación del equipo de gestión que han contribuido al fortalecimiento de la participación de la familia en la escuela, desde la perspectiva de la gestión democrática. Autores como Freire (1997), Canário (2013), Contreras (2012), Libâneo (2013), Paro (2000),...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2015
Main Author: Ribeiro, Iara Sousa lattes
Orientador/a: Stangherlim, Roberta lattes
Banca: Taveira, Adriano Salmar Nogueira e lattes, Palma Filho, João Cardoso lattes, Mafra, Jason Ferreira
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Nove de Julho
Programa: Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais
Department: Educação
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Spanish Subjects:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:https://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/1009
Citação:Ribeiro, Iara Sousa. Interação escola e família: Formação de professores e de familiares. 2015. 116 f. Dissertação( Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais) - Universidade Nove de Julho, São Paulo .
Resumo Português:Essa dissertação tem por objeto de investigação ações da equipe gestora que têm contribuído para o fortalecimento da participação da família na escola, na perspectiva da gestão democrática. Autores como Freire (1997), Canário (2013), Contreras (2012), Libâneo (2013), Paro (2000), fundamentaram o referencial teórico deste trabalho. Como objetivo geral buscou-se analisar ações realizadas pela equipe gestora que contribuem para fortalecer a participação da família na escola e como objetivos específicos: a) identificar como a equipe gestora, em parceria com os professores, estabeleceu estratégias em Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC) que pudessem contribuir com o planejamento e a realização de encontros sistemáticos com os familiares; b) compreender se os encontros realizados com os familiares trouxeram contribuições mais efetivas para a melhoria e qualificação da sua participação na escola. O universo de pesquisa foi uma escola estadual de ensino fundamental e médio localizada na cidade de Diadema (SP). Nela, a pesquisadora também atua como diretora. Professores (as), estudantes, familiares, funcionários (as) de apoio, diretora, vice-diretora e coordenadora pedagógica são os sujeitos desta pesquisa-intervenção. Para levantamento dos dados foram feitos registros – diário de campo, audiogravação, vídeo e fotografia – das discussões, leituras e reflexões realizadas durante Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPCs) com os professores e em quatro encontros com os familiares. A sistematização dos dados coletados foi feita com base na leitura e análise de conteúdo desses registros e na análise de documentos da escola e da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Destacam-se alguns resultados: a) com o processo de pesquisa-intervenção instalou-se a relevância da formação em serviço na ATPC da escola como essencial para atender às diferentes exigências da gestão escolar e das práticas pedagógicas; b) a ATPC e as “Reuniões com os Pais e/ou Responsáveis” deixaram de ser vistas como meros canais de transmissão de comunicados de decisões preestabelecidas pelos órgãos centrais da Secretaria da Educação; c) as ações desencadeadas pela equipe gestora impulsionaram a vivência de uma experiência em que a participação dos membros da gestão, docentes, alunos(as), funcionários(as) de apoio e familiares fosse mais efetiva e valorizada. A mudança de “Reunião de Pais e Mestres” para “Encontro Família/Escola” não foi somente no uso da terminologia, mas, sim, no significado e sentido atribuídos às reuniões/encontros escola/família: antes os familiares iam à escola apenas para ouvir sobre atitudes negativas e baixo desempenho escolar de seus filhos; agora são convidados a participar dos processos de tomada de decisão da unidade escolar. Constata-se, portanto, que é possível a equipe gestora criar ações que fortaleçam a participação da família na escola, na perspectiva da construção de uma gestão democrática, investindo em processos de formação, juntamente com a comunidade escolar, os quais potencializam um melhor ambiente para se conviver, trabalhar, aprender e tomar decisões coletivas. A escola, entendida como lugar em que todos podem ensinar e aprender, exige de todos disposição para vivenciar intensamente o diálogo, revelador de conflitos, diferentes concepções de educação, mostrando que as mudanças na cultura da escola são carregadas de contradições, geradoras de avanços, retrocessos e de valiosas conquistas para o exercício da gestão democrática e participativa.
Resumo inglês:This master’s thesis is the object of investigation actions of the management team who have contributed to the strengthening of family participation in school, from the perspective of democratic management. Authors like as Freire (1997), Canário (2013), Contreras (2012), Libâneo (2013), Paro (2000), substantiate the theoretical framework of this work. Analyze actions taken by the management team contributing to strengthen family involvement in school was the aim of this study. With the specifics objectives: a) identify how the management team, in partnership with teachers, established strategies in Collective Pedagogical Work Class (CPWC) that could contribute to the planning and carrying out systematic meetings with family members; b) to understand how the meetings with family members brought more effective contributions to the improvement and qualification of its participation in school. The universe of research was a state school for elementary and high school in the city of Diadema, São Paulo, Brazil. In it the researcher also acts as director. Teachers, students, family, employees support, director, deputy director and educational coordinator correspond to individuals in the intervention-research. As procedures for the collection of data were carried out records, discussions, readings and reflections related to the research topic during the Collective Pedagogical Work Classes meetings (CPWC’s) with teachers, and four meetings with the family. The observation records were developed in a field diary, recording-audios features, video and photography. The systematization of the data collected was based on the contents of the records produced during the research and school documents and the State Department of Education of São Paulo. Some results are: a) the process of research-intervention settled the importance of in-service training in school CPWC as essential to meet the different requirements of school management and pedagogical practices; b) the CPWC and “Meeting with Parents and / or Guardians” are no longer seen as mere channels of transmission reported pre-set decisions by central agencies of the Department of Education; c) experienced up an experiment in which the participation of members of the management, teachers, students, support staff and family were more effective and valued. Changing the purpose of the meetings with family members before attending only to hear negative attitudes of their children and the “Encounters Family / School” are invited to participate in the decision-making process of school unit announcing that you can create actions that strengthen the participation of family in the school with a view to building a democratic management. The school understood as a place in which everyone can teach and learn, has become an area of intense dialogue in which training processes were being built, along with the school community, which potentiated a better environment to live, work, learn and make collective decisions.