Software educacional de biologia: da utilização à proposição de critérios de avaliação e seleção para a rede pública estadual paulista.

Estimate the value of using software in the classroom brings to light important considerations about the real conditions of student learning, and thus may contribute to improvements in the process. It may also help teachers by facilitating practical demonstrations in the classroom, and reducing the...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2014
Main Author: Norkus, Mariangela lattes
Orientador/a: Silveira, Amélia lattes
Banca: Carlini, Alda Luíza lattes, Sabba, Cláudia Georgia lattes, Hass, Maria Célia lattes, Rodrigues, Leonel Cezar
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Nove de Julho
Programa: Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais
Department: Educação
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://localhost:8080/tede/handle/tede/46
Citação:NORKUS, Mariangela. Software educacional de biologia: da utilização à proposição de critérios de avaliação e seleção para a rede pública estadual paulista.. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2014.
Resumo Português:Estimar o valor do uso de softwares em sala de aula traz à luz importantes considerações sobre as reais condições de aprendizado do aluno, e pode assim contribuir com melhorias neste processo. Possibilita ainda auxiliar o professor, facilitando as demonstrações práticas em sala de aula e, organizando o trabalho docente no preparo da prática, até mesmo quando a escola não possui técnico de laboratório. Este proposta de estudo se relaciona, assim, com a Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Biologia. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é realizar estudo sobre os critérios de avaliação e seleção de softwares educacionais, em especial os de Biologia. Para tanto foram estudados, primeiramente, os modelos apresentados para análise de softwares educacionais, localizados na literatura internacional e nacional. Em seguida estes resultados foram comparados, quanto à suas similitudes. De posse de um referencial sistematizado, o estudo exploratório e qualitativo foi desenvolvido junto aos professores de Biologia da rede pública estadual paulista, no segundo semestre de 2013, mais especificamente, nas escolas localizadas na região central da cidade de São Paulo, pertencentes à Diretoria de Ensino Centro, com 21 professores. Para isso, foi desenvolvido, um questionário no sentido de realizar o levantamento de dados sobre o entendimento dos professores quanto à utilização de softwares de Biologia como apoio à prática pedagógica, e a necessidade de contar com critérios adequados para avaliação e seleção de softwares educacionais nesta área, no ensino médio. Os resultados foram apresentados na forma descritiva, por meio de análise de conteúdo (BARDIN, 1977; MORAES, 1999). De forma geral, se pode afirmar que os modelos de pesquisa que tratam sobre critérios para avaliação e seleção dos softwares em geral e de Biologia, mais especificamente, são ainda escassos na literatura. Os resultados advindos dos professores respondentes do questionário aplicado indicam que a utilização de softwares de Biologia é necessária e se faz presente no ensino médio e que há interesse em contar com critérios para avaliação e seleção de softwares de Biologia, sendo reconhecida a sua importância. Os resultados obtidos contribuem para intervenções no processo da gestão escolar. Esta pesquisa, se insere no Grupo de Pesquisas em Gestão Educacional Contemporânea (GRUGEC), sendo desenvolvido dissertação no Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE), na Linha de Pesquisa de Intervenção em Gestão Educacional (LIPIGES), na Universidade Nove de Julho (UNINOVE).
Resumo inglês:Estimate the value of using software in the classroom brings to light important considerations about the real conditions of student learning, and thus may contribute to improvements in the process. It may also help teachers by facilitating practical demonstrations in the classroom, and reducing the teaching work in the preparation of the practice, when the school has no laboratory technician. This topic of study is thus related to the Information and Communication Technology (ICT). Likewise, as regards quality evaluation of educational software, regarding the selection criteria focused on quality. The objective of this research is to study the criteria for evaluation and selection of educational software, particularly in Biology. Then these results were compared as to their similarities. Possession of a systematic framework, exploratory qualitative study was conducted with teachers of biology at the São Paulo state public in the second half of 2013, more particularly in schools located in the central region of São Paulo, belonging to the Central Board, with 21 teachers. For this, we developed a questionnaire in order to conduct the survey data on the understanding of teachers in the use of software to support biology teaching practices, and the need for adequate criteria for evaluation and selection of educational software in this area in high school. The results were presented in a descriptive manner, through content analysis ( Bardin , 1977; Moraes , 1999) . In general, we can say that the research models that deal with criteria for evaluation and selection of software in general and Biology, more specifically, are still scarce in the literature. The results arising from respondents indicate that teachers using software of Biology is required and is present in high school and that there is interest in having criteria for evaluation and selection of software Biology, being recognized its importance. The results contribute to interventions in the process of school management. This study forms part of the Research Group on Contemporary Educational Management ( GRUGEC ) , being developed as part of the thesis in Masters Program in Management and Educational Practices (PROGEPE) on Line Intervention Research in Educational Management (LIPIGES) , the University Nove de Julho (UNINOVE).