Estratégia de gestão de pessoas: controle ou comprometimento no contexto escolar

The research objective was to adapt and validate a model focused on generic strategies for managing people, control and commitment (ALBUQUERQUE, 1999), for the educational context of high school. In Brazilian literature Albuquerque (1999) became a classic as well as the generic strategies of people,...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2014
Main Author: Bertoncini, Maria Sílvia lattes
Orientador/a: Silveira, Amélia lattes
Banca: Duran, Marília Claret Geraes lattes, Sabba, Cláudia Georgia lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Nove de Julho
Programa: Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais
Department: Educação
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://localhost:8080/tede/handle/tede/776
Citação:BERTONCINI, Maria Sílvia. Estratégia de gestão de pessoas: controle ou comprometimento no contexto escolar. 2014. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2014.
Resumo Português:O objetivo da pesquisa foi adaptar e validar um modelo voltado para estratégias genéricas de gestão de pessoas, de controle e comprometimento para o contexto educacional de ensino médio. Para tanto, adotou-se o modelo delineado por Albuquerque (1999) sobre estratégias genéricas de pessoas, aprimorando o conceito destas estratégias de gestão, por meio de controle ou de comprometimento de pessoas, com base nos trabalhos de Walton (1985). O delineamento da pesquisa foi exploratório, com método qualitativo, com estratégia de pesquisa indutiva, firmada na ótica da realidade construída pelos indivíduos interagindo em seus mundos sociais, com a preocupação básica de entender o fenômeno em estudo, sob a perspectiva dos atores. Para tanto, foram selecionadas quatro escolas de Ensino Médio da Rede Estadual de São Paulo, situadas na zona leste da cidade de São Paulo. Dois instrumentos de coleta de dados foram adotados: entrevista e questionário. Sob a perspectiva temporal a coleta de dados foi transversal, ou seja, ocorreu no momento da pesquisa, em abril e maio de 2013. A análise dos dados coletados foi realizada em seguida, por meio de análise de conteúdo (BARDIN, 1971). Os resultados evidenciaram que os diretores responderam de acordo com o modelo de gestão de pessoas voltado para o comprometimento. Porém ainda há contradições entre a teoria e a prática. Nota-se que os princípios da gestão democrática estão ainda sendo incorporados no dia a dia das escolas.
Resumo inglês:The research objective was to adapt and validate a model focused on generic strategies for managing people, control and commitment (ALBUQUERQUE, 1999), for the educational context of high school. In Brazilian literature Albuquerque (1999) became a classic as well as the generic strategies of people, improving the concept of these management strategies through control or involvement of people, based in Walton (1985). The research design was exploratory, with the qualitative method and inductive research, grounded in the perspective of reality constructed by individuals interacting with their social worlds, with the primary concern to understand the phenomenon under study, from the perspective of strategy actors. For the field study four public high schools in the State of São Paulo, located on the east side of São Paulo were selected. Two data collection instruments were used: interview and questionnaire. Under the temporal perspective the data collection was cross-sectional, that is, when the survey occurred in April and May 2013. The data analysis was then performed by means of content analysis (BARDIN, 1971). The results showed that the directors consider that the managing people model aiming commitment is adopted in schools. It is noticed that these results support the legislation on education. The results showed that the officers responded according to the model of managing people facing commitment. But there are still contradictions between theory and practice. We note that the principles of democratic governance are being incorporated into the day to day schools