Desempenho dos programas de pós-graduação stricto sensu em administração, ciências contábeis e turismo no Brasil: um estudo dos programas no período de 2001 a 2009

In this research, it was analyzed how the evaluation system of Higher Education Personnel Improvement Coordination CAPES did influence the Brazilian stricto sensu post-graduate programs of Administration, Accounting Sciences and Tourism areas to adopt strategies and allocate their resources in the p...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2013
Main Author: Martins, Cibele Barsalini lattes
Orientador/a: Maccari, Emerson Antonio lattes
Banca: Gomes, Claudia Maffini lattes, Kruglianskas, Isak lattes, Kniess, Cláudia Terezinha lattes, Rodrigues, Leonel Cezar
Format: Tese
Language:por
Published: Universidade Nove de Julho
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Department: Administração
Assuntos em Português:
RBV
Assuntos em Inglês:
RBV
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://localhost:8080/tede/handle/tede/692
Citação:MARTINS, Cibele Barsalini. Performance of stricto sensu graduate programs in administration,accounting sciences and tourism in Brazil: a study of programs during the period 2001 to 2009.. 2013. 239 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2013.
Resumo Português:Nesta pesquisa, foi analisado como o sistema de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES influenciou os programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo a adotarem estratégias e alocarem seus recursos na busca do desenvolvimento e aprimoramento dos programas. A pesquisa teve como sustentação teórica os estudos relacionados aos sistemas de avaliação, como os de Maccari (2008) e os estudos relacionados às estratégias, mais especificamente sobre a Visão Baseada em Recursos VBR , iniciada por Penrose (1959). Como características metodológicas, o estudo foi descritivo, documental, exploratório e qualitativo. Como resultados, verificou-se que os programas de qualidade de excelência reconhecida nacional e internacionalmente apresentaram estratégias deliberadas (MINTZBERG, 1978) sistematicamente ao longo dos anos, tendo como foco a melhoria de seus desempenhos no sistema de avaliação da CAPES. Por consequência, trouxeram melhorias de estruturas e disponibilidades de recursos, para que os programas pudessem proporcionar aos seus pesquisadores, condições para que eles tivessem o foco exclusivamente nas pesquisas. Além disso, foi possível verificar três efeitos das estratégias adotadas pelos programas: a) a frequência e o número de mestres e doutores titulados a cada ano; b) o dinamismo na composição (alterações/adaptações) do corpo de docentes; c) consolidação das redes de coautoria de publicações entre os professores do corpo docente do mesmo programa. Constatou-se também que os programas que progrediram consecutivamente entre os anos de 2001 a 2009 e obtiveram as notas seis e sete no triênio de 2007-2009, tiveram como princípio em suas tomadas de decisões, que inclui a escolha da estratégia a ser adotada, os critérios do sistema de avaliação da CAPES.
Resumo inglês:In this research, it was analyzed how the evaluation system of Higher Education Personnel Improvement Coordination CAPES did influence the Brazilian stricto sensu post-graduate programs of Administration, Accounting Sciences and Tourism areas to adopt strategies and allocate their resources in the pursuit of development and improvement programs. The research was theoretically supported by the studies related to evaluation system, such as Maccari (2008) and the strategies studies, more specifically about the Resource-Based View RBV, initiated by Penrose (1959). As methodological characteristics, the study was descriptive, documentary, exploratory and qualitative. As results, it was verified that excellency quality programs, recognized national and internationally, presented deliberate strategies (MINTZBERG, 1978) systematically over the years, focusing on the improvement of their performance in the evaluation system of CAPES. By consequence, it brought structure improvements and resources availability, so that the programs could provide their researchers, the ability to focusing exclusively on their researches. Furthermore, it was possible to verify three effects of the strategies adopted by the programs: a) the frequency and the number of masters and doctors titled each year; b) the dynamism in the composition (changes/adjustments) of teaching staff; c) consolidation of the network co-authorship publications among faculty teachers within the program. It was found that programs progressed consecutively between the years 2001 to 2009 and got six and seven notes in the triennium 2007-2009, had the principle in their decision-making, which includes the choice of strategy to be adopted, the criteria of evaluation system of CAPES.