Projeto pedagógico: uma ação coletiva.

With the promulgation of the direction of Lines Law and Bases (LDB), in the decade of ninety, and a consequent redirection of the educative politics now of the call decade of the Education, the project pedagogical political of the school was the subject that more received contributions and prominenc...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2004
Main Author: Mollo, Silvana Rodrigues Montemor lattes
Orientador/a: Jardilino, José Rubens lattes
Banca: Monfredini, Ivanise lattes, Mrech, Leny Magalhães lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Nove de Julho
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Department: Educação
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://localhost:8080/tede/handle/tede/463
Citação:MOLLO, Silvana Rodrigues Montemor. Projeto pedagógico: uma ação coletiva.. 2004. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2004.
Resumo Português:Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), na década de noventa, e um conseqüente redirecionamento das políticas educativas no momento da chamada década da Educação, o projeto político pedagógico da escola foi o tema que mais recebeu contribuições e destaques. Fala-se, pois, na construção de um projeto educacional que atenda às necessidades reais do educando e, de forma geral, da sociedade, proporcionando, assim, uma formação que valorize o pleno desenvolvimento do sentido de humanidade e cidadania. A LDB 9394/96 dá às escolas autonomia para elaborar um projeto político-pedagógico que leve em conta a comunidade local, o cotidiano, os interesses dos alunos, e faça da escola um espaço que se organiza pelo coletivo. É sobre a construção desse projeto pedagógico da escola que esta investigação se debruça, construindo-se a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória, que teve como campo empírico uma escola da rede estadual de ensino localizada na Freguesia do Ó, bairro da zona norte e periferia da cidade de São Paulo. Assume-se nesta pesquisa a proposta de analisar como a escola-campo concebe o seu Projeto Político Pedagógico, tendo como referência o conceito de projeto pedagógico na articulação com as categorias de Democracia e Autonomia , cuja síntese tão bem demonstra Paulo Freire quando afirma que democracia, liberdade e autonomia são conquistas coletivas que exigem comprometimento, respeito, diálogo e poder de decisão de todos os envolvidos . Além das reflexões desse autor, este trabalho serve-se, para a análise dos dados coletados, das contribuições de Moacir Gadotti, José E. Romão e Selma Pimenta. A pesquisa realizada nos anos de 2003/2004 utilizou-se de vários procedimentos técnicos para a coleta de dados com os sujeitos, tais como questionários abertos e fechados, entrevistas e observações do cotidiano da escola. A análise desses dados aponta para a preocupação da escola-campo com a gestão democrática, considerando-se a relação escola-comunidade, na construção de seu projeto pedagógico.
Resumo inglês:With the promulgation of the direction of Lines Law and Bases (LDB), in the decade of ninety, and a consequent redirection of the educative politics now of the call decade of the Education, the project pedagogical political of the school was the subject that more received contributions and prominences. It is said, therefore, in the construction of an educational project that takes care of to the real necessities of educating, in general, the society, providing, thus, a formation that values the full development of the humanity direction in addition, citizenship. LDB 9394/96 gives to the schools autonomy to elaborate a political-pedagogical project that has taken in account the local community, the daily one, the interests of the pupils, and makes of the school a space that if it organizes for the collective one. It is on the construction of this pedagogical project of the school that this inquiry if leans over, constructing itself from a qualitative and exploration research, that had as empirical field a school of the state net of education located in the Freguesia do Ó, a district, in the periphery of São Paulo. Assumes in this research the proposal to analyze as the school-field conceives its Project Pedagogical Political, having as reference the concept of "pedagogical project" in the joint with the categories of "Democracy" and "Autonomy", whose synthesis demonstrates Paulo Freire so well when it affirms that "democracy, freedom and autonomy are collective conquests that demand committal, respect, dialogue and power of decision of all the involved ones". Beyond the reflections of this author, this work is served, for the analysis of the collected data, the contributions of Moacir Gadotti, Jose E. Romão and Selma Pimenta. The research carried through in the years of 2003/2004 used of some procedures technician for the collection of data with the citizens, such as open and closed questionnaires, interviews and comments of the school daily. The analysis of these data points with respect to the concern of the school-field with the democratic management, considering it relation school-community, in the construction of its pedagogical project.