Marketing: o nível de consciência ecológica do consumidor e o efeito Framig (enquadramento da mensagem).

According to the Ministério do Meio Ambiente (2013 ) , in 2020 hundred and seventeen million Brazilians will be part of the new Brazilian middle class , you must create standards Brazilian consumer in harmony with the environment , human health and society in general. Marketing , through its environ...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2013
Main Author: Sacramento, Sônia Regina Valério do
Orientador/a: Freire, Otávio Bandeira de Lamônica lattes
Banca: Cunha, Christiano França da lattes, Brandão, Marcelo Moll lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Nove de Julho
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Department: Administração
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://localhost:8080/tede/handle/tede/721
Citação:SACRAMENTO, Sônia Regina Valério do. Marketing: o nível de consciência ecológica do consumidor e o efeito Framig (enquadramento da mensagem).. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2013.
Resumo Português:De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (2013), em 2020 cento e dezessete milhões de brasileiros farão parte da nova classe média brasileira, é necessário criar padrões brasileiros de consumo em harmonia com o meio ambiente, com a saúde humana e com a sociedade em geral. O Marketing, por meio de suas vertentes socioambientais, tem se mostrado eficaz para obter mudanças de comportamento nos seres humanos. O nível de consciência ecológica do consumidor tem sido pouco considerado no enquadramento das mensagens em contextos de ganho e perda para persuadir a adoção de comportamento ecológico. Para melhor compreensão da influência dos níveis de consciência ecológia, do enquadramento das mensagens no comportamento ecológico e do construto persusão, foi realizado uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa empírica, com a condução de um experimento. Foram entrevistados 188 alunos de graduação. Os resultados confirmam que consumidores de alta consciência ecológica respondem mais positivamente a intenção de comportamento de consumo ecológico do que os consumidores com baixa consciência ecológica quando expostos ao framing de ganho e quando expostos ao framing de perda. Sinalizando que os profissionais de marketing devem direcionar suas campanhas aos consumidores de baixa consciência ecológica com o objetivo de aumentar o nível de consciência dessa população.
Resumo inglês:According to the Ministério do Meio Ambiente (2013 ) , in 2020 hundred and seventeen million Brazilians will be part of the new Brazilian middle class , you must create standards Brazilian consumer in harmony with the environment , human health and society in general. Marketing , through its environmental aspects , has been proven effective for behavioral changes in humans . The level of environmental awareness of consumers has been little considered in the framework of the messages in the context of gain and loss to persuade the adoption of ecological behavior. To better understand the influence of the levels of consciousness ecology, the environment for messages in ecological behavior and construct persusão was conducted a literature and empirical research , to conducting an experiment . We interviewed 188 undergraduate students . The results confirm that consumers with high ecological awareness respond more positively to behavior intention of ecological consumption than consumers with low ecological consciousness when exposed to framing and gain when exposed to loss framing . Signaling that marketers should target your campaigns to consumers of low ecological awareness in order to increase the level of awareness of this population.