As metas do projeto político-pedagógico e o rendimento escolar: um estudo comparativo

This project was developed as practical work for the Master’s Program in Management and Educational Practices (PROGEPE), following the Research Line of Intervention of Methodologies of Learning and Teaching Practices (LIMAPE) of Nove de Julho University. The central theme is dedicated to the goals e...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2017
Main Author: Almeida, Jefferson Serozini lattes
Orientador/a: Baptista, Ana Maria Haddad
Banca: Baptista, Ana Maria Haddad, Todaro, Mônica de Ávila, Teixeira, Rosiley, Navas, Diana, Severino, Francisca
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Nove de Julho
Programa: Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais
Department: Educação
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Spanish Subjects:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/1590
Citação:Almeida, Jefferson Serozini. As metas do projeto político-pedagógico e o rendimento escolar: um estudo comparativo. 2017. 116 f. Dissertação( Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais) - Universidade Nove de Julho, São Paulo.
Resumo Português:Este projeto foi desenvolvido como trabalho prático do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE), seguindo a Linha de Pesquisa de Intervenção de Metodologias da Aprendizagem e Práticas de Ensino (LIMAPE) da Universidade Nove de Julho. A temática central versa sobre as metas estabelecidas no Projeto Político-Pedagógico (PPP) de duas instituições de ensino da mesma região, que atendem um público semelhante, mas apresentam resultados díspares nas avaliações oficiais e classificatórias propostas pelo governo estadual. O foco do estudo é verificar a aplicação das práticas elencadas como metas do plano de ação do PPP entre os alunos do ensino médio durante os anos letivos de 2014 e 2015, averiguando sua influência no rendimento dos estudantes das unidades escolares analisadas. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica em fonte secundária para composição do arcabouço teórico do trabalho e a proposta de um estudo de caso para convalidar o diagnóstico na análise final. Em conclusão, percebe-se a existência de dois cenários com prioridades distintas: uma unidade focada e pressionada em atingir índices e bater as metas propostas pelo governo e outra unidade disposta a sacrificar esses resultados em busca de um ensino que se aproxime mais da realidade dos seus educandos.
Resumo inglês:This project was developed as practical work for the Master’s Program in Management and Educational Practices (PROGEPE), following the Research Line of Intervention of Methodologies of Learning and Teaching Practices (LIMAPE) of Nove de Julho University. The central theme is dedicated to the goals established in the Political-Pedagogical Project (PPP) of two learning institutions in the same region, serving the same public, but presenting diverging results in official and classification evaluations proposed by the state government. The focus of the study is to verify the application of the practices described as the PPP action plan goals among high school students during the school years of 2014 and 2015, investigating their influence in the performance of students in the analyzed school units. The methodology used was bibliographic research in secondary source for composition of the work’s theoretical structure, and the proposal of a case study to validate the diagnostic in the final analysis. In conclusion, the existence of two scenarios with distinct priorities is identified: One unit is focused and pressured to comply with indexes and surpass goals proposed by the government, and the other unit is willing to sacrifice these results to seek out teaching that is closer to the reality of its students.