Business transformation: habilitando a transformação por meio do Disruption Process Management (DPM)

In times when business cycle of life is changing, socio-environmental demands gain space in global agenda, technology is also unsettling the relationship among organizations, competitors and customers. Business Transformation is coming to assist companies in transforming their business into this new...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2017
Main Author: Leite, David Timóteo Carrilho lattes
Orientador/a: Shibao, Fábio Ytoshi
Banca: Shibao, Fábio Ytoshi, Magdaleno, Andréa Magalhães, Ramos, Heidy Rodriguez
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Nove de Julho
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Department: Administração
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/1624
Citação:Leite, David Timóteo Carrilho. Business transformation: habilitando a transformação por meio do Disruption Process Management (DPM). 2017. 160 f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão Ambiental e Sustentabilidade) - Universidade Nove de Julho, São Paulo.
Resumo Português:O ciclo de vida dos negócios está mudando neste século em que demandas socioambientais ganham espaço na agenda global. A tecnologia também possui seu protagonismo, o que altera de maneira profunda o relacionamento entre organizações, concorrentes e clientes. Para auxiliar as empresas na modificação de seus negócios nesse novo ambiente, existe o Business Transformation. Neste estudo foi construído um framework, chamado de Disruption Process Management (DPM), que auxilia a transformação nas organizações, para que estas acompanhem o ambiente de mudanças tecnológicas disruptivas sem que se esqueçam das demandas socioambientais. O DPM reúne os principais orientadores à modificação da Gestão de Processos de Negócio (BPM), do Desenvolvimento Sustentável (SD) e da Economia Digital (DE), visando a auxiliar na evolução das empresas para estágios mais elevados. Esse novo modelo utiliza o BPM como base para reestruturar a operação das instituições. Em seguida, os conceitos da DE são necessários para a expansão do padrão de negócio e consolidação das instituições no mercado, com foco nos prossumidores e uma gestão mais digital. Conforme a expansão ocorre, as organizações necessitam posicionar-se sobre questões socioambientais, para não mancharem sua reputação e marca. O DPM foi aplicado em uma seguradora, chamada por questões de confidencialidade, de Empresa X, por meio de um estudo de caso. Esta já possui um histórico de modificações em seus negócios e precisa continuar evoluindo para manter sua competitividade. Como resultado desse estudo foi desenvolvido um método de análise no qual foi possível identificar o estágio de transformação das organizações e a identificação das lacunas entre a teoria e a prática, o que auxilia de forma efetiva na transformação das organizações e na aplicação dos conceitos de BPM, SD e DE, de modo prático. Este trabalho consolida um estudo de caso profundo sobre Business Transformation no Brasil e define um método estruturado para recomendar melhorias na gestão das empresas, considerando fatores internos e externos típicos do século XXI. Como contribuição teórica, foi atualizado o modelo de transformação por estágios de Mckeown e Philip (2003).
Resumo inglês:In times when business cycle of life is changing, socio-environmental demands gain space in global agenda, technology is also unsettling the relationship among organizations, competitors and customers. Business Transformation is coming to assist companies in transforming their business into this new structure. In this study, shows the creation of a new framework that helps organizations in their process of transformation, enabling them to keep safe in a disruptive technological world, without forgetting socio-environmental demands, it means a new concept called Disruption Process Management (DPM). DPM brings together the main advisors to the transformation of Business Process Management (BPM), Sustainable Development (SD) and Digital Economy (DE), in order to help companies to move towards higher stages of transformation. This new model uses BPM as a basis to restructure organizations' operations. Then, DE concepts are necessary to get about business model and consolidate organizations in the market, focusing on prosumers and digital management. While expansion occurs, organizations need to position themselves regarding socio-environmental issues, so as not to tarnish their reputation and brand. DPM concepts were applied by a study to an Insurer, named Company X's for purposes of confidentiality. That company already has a History of transformations and must keep its competitiveness. As result of this study, it was developed a method of analysis in which it was possible to identify the stage of the organizations transformation the gaps between theory and practice, effectively helping application of BPM, SD and DE, in a practical way. This paper is about a deep research of on Business Transformation in Brazil and is defines a structured method to propose improvements in business management, considering typical internal and external factors of 21st century. As theoretical contribution, it updated the processing model stages from Mckeown and Philip (2003).