Disponibilidade e acessibilidade do Sistema de Avaliação Institucional (SAI) do Centro Paula Souza (CEETEPS): o entendimento dos gestores

This study aimed to analyze the Institutional Assessment System (IAS) of the Paula Souza Center (CEETEPS) from the perspective of their availability and accessibility. For this, it was based on methodological foundations of qualitative research presenting itself as a single case study. The time fram...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2015
Main Author: Luz, Rita Aparecida Nunes de Souza da lattes
Orientador/a: Silveira, Amélia lattes
Banca: Silveira, Amelia lattes, Rodrigues, Leda Maria de Oliveira lattes, Roggero, Rosemary lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Nove de Julho
Programa: Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais
Department: Educação
Assuntos em Portugês:
Assuntos em Inglês:
Spanish Subjects:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://bibliotecadigital.uninove.br/handle/tede/1216
Citação:Luz, Rita Aparecida Nunes De Souza da. Disponibilidade e acessibilidade do Sistema de Avaliação Institucional (SAI) do Centro Paula Souza (CEETEPS): o entendimento dos gestores. 2015. 116 f. Dissertação( Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais) - Universidade Nove de Julho, São Paulo.
Resumo Português:Este trabalho teve por objetivo analisar o Sistema de Avaliação Institucional (SAI) do Centro Paula Souza (CEETEPS) sob a ótica de sua disponibilidade e acessibilidade. Para tanto, fundamentou-se em bases metodológicas de pesquisa qualitativa apresentando-se como estudo de caso único. O recorte temporal de coleta e análise de dados foi o período de 2008 a 2015, sendo os sujeitos desta pesquisa os gestores do SAI. Os dados foram coletados no próprio ambiente do caso estudado por meio da observação não participante e de entrevista estruturada. Contou, ainda, com a técnica do grupo focal, formado pelos gestores do SAI, cujos dados coletados foram analisados segundo a técnica de análise do conteúdo preconizada por Bardin (2011) tendo, também, amparo na análise documental. A triangulação dos dados coletados permitiu identificar que o entendimento dos gestores, quanto à disponibilidade e acessibilidade do SAI, não convergem com os aspectos presentes na literatura. Indicam, desta maneira, que embora a disponibilidade e a acessibilidade estejam presentes nos relatos sobre o sistema de avaliação, existe, ainda, a necessidade de efetivo entendimento no que tange às bases teóricas e suas transformações em ações práticas. Revelou, também, a possível centralidade, por parte dos mesmos, sobre o SAI. Estes resultados permitiram concluir que, dada a necessidade de formulação de Diretrizes que se voltem mais acentuadamente para a disponibilidade e a acessibilidade no SAI, a discussão sobre este tema é oportuna, e sua inclusão como aspecto avaliativo se apresentam como parte integrante das melhorias deste sistema, no seu todo.
Resumo inglês:This study aimed to analyze the Institutional Assessment System (IAS) of the Paula Souza Center (CEETEPS) from the perspective of their availability and accessibility. For this, it was based on methodological foundations of qualitative research presenting itself as a single case study. The time frame for data collection and analysis was the period 2008 to 2015, being the subject of this research the managers of the respective IAS. Data from this study were collected in the case of the environment itself studied through non-participant observation and structured interview. He told, too, with the technique of focal group, formed by the managers of the IES, whose data were analyzed according to the content analysis technique proposed by Bardin (2011) having also document analysis in permissive triangulation depth study. Triangulation of data collected identified that the understanding of managers, as the availability and accessibility of the IAS do not converge with the aspects present in indicating literature in this way that although the availability and accessibility are present in the reports on the evaluation system, There is also the need for effective understanding with respect to the theoretical bases and their transformation into practical actions. Possible centrality is part thereof on the IAS. The conclusion gives the need to formulate guidelines to consider the availability and accessibility in the IAS. The discussion on this topic and its inclusion as an aspect evaluation ways are presented as improvements in their system.