A linguagem corporal como promotora da aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental

Language is mostly understood as written or spoken, but there are other types of language, such as musical, cinematic, theatrical and body language, which is subject of this article. This dissertation seeks to comprehend body language and its meanings and how it applies to pedagogical activities wit...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2018
Main Author: Batista, Claudia Nolla de Freitas lattes
Orientador/a: Baptista, Ana Maria Haddad
Banca: Baptista, Ana Maria Haddad, Marco, Ademir de, Fusaro, Márcia Felismino, Silva, Maurício, Navas, Diana
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Nove de Julho
Programa: Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais
Department: Educação
Assuntos em Portugês:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/1906
Citação:Batista, Claudia Nolla de Freitas. A linguagem corporal como promotora da aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. 2018. 40 f. Dissertação( Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais) - Universidade Nove de Julho, São Paulo.
Resumo Português:A linguagem é, na maioria das vezes, compreendida apenas como escrita ou falada, mas existem outras formas de linguagens, como a musical, a cinematográfica, a teatral e a corporal, objeto deste estudo. Esta dissertação de mestrado tem como principal objetivo proporcionar a compreensão da linguagem corporal e seus significados para uma aplicação efetiva das atividades pedagógicas nas séries iniciais do ensino fundamental. Os autores fundamentadores desta pesquisa são: Noam Chomsky, Charles Sanders Peirce, para compreensão da linguagem; Jocimar Daolio, Carmem Lúcia Soares, João Batista Freire, Denise Sant’Anna, Lúcia Santaella, para abordagem com maior profundidade da linguagem corporal; Vygotsky e Piaget, sobre educação e aprendizagem; Paul Schilder, Maria da Conceição Tavares, para o entendimento da imagem corporal. A metodologia da presente pesquisa é de natureza qualitativa, na qual optamos pelo método de estudo de caso, apoiados em Robert Yin. O universo da pesquisa foi representado por uma escola pública, de período integral, e os sujeitos são professores das séries iniciais do ensino fundamental. A partir de um questionário estruturado, aplicado a 15participantes, procuramos identificar: o que se entende por linguagem corporal e como esta pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, como os sujeitos trabalham com a linguagem corporal em suas aulas. De acordo com a análise dos obtidos, verificamos que os professores têm uma visão reducionista do que seja a linguagem corporal. O trabalho com o corpo se resume a proporcionar ao aluno relaxar e acalmar, para que a aula continue seguindo, dentro da estratégia estabelecida. Apesar da compreensão de que o trabalho corporal é relevante para o desenvolvimento global dos alunos, percebemos a dificuldade de sua aplicabilidade, enquanto recurso de ensino-aprendizagem. Sendo assim, esta pesquisa permite, ainda, proporcionar aos docentes uma melhor compreensão do que é a linguagem corporal, bem como sua contribuição e aplicação dentro do âmbito escolar, para melhor e mais prazeroso desenvolvimento das diversas disciplinas, contribuindo desta maneira com a formação de pessoas completas, em suas múltiplas vivências.
Resumo inglês:Language is mostly understood as written or spoken, but there are other types of language, such as musical, cinematic, theatrical and body language, which is subject of this article. This dissertation seeks to comprehend body language and its meanings and how it applies to pedagogical activities within the elementary school. The primary authors used during the research are: Noam Chomsky, Charles Sanders Peirce, for language comprehension; Jocimar Daolio, Carmem Lúcia Soares, João Batista Freire, Denise Sant’Anna, Lúcia Santaella, for body language approaching; Vygostky and Piaget, over education and learning; Maria da Conceição Tavares, Paul Shilder, for body imagery comprehension. The methods within the research are from qualitative nature, in which we chose for the case study method, supported by Robert Yin. The research cosmos is a public, full-time school, and the analyzed subjects are elementary school teachers. As from an structured questionnaire, applied to fifteen subjects, we seek to identify: what body language means, how the subjects work with body language in their classes. According to the analysis, we verify that teachers have a reductionist perspective over body language. Working with this kind of language is limited to calming and relaxing the students, aiming for class progress and into a stablished strategy. In spite of understanding that body work is relevant for children’s global development, applying this resource as an educational one has viability difficulties. Therefore, this research allows teacher to have a further comprehension over body language, as well as its contribution and application within scholar scopes, aiming a better and more pleasant development of each discipline, contributing for a more complete formation in its daily basis.