Comprometimento organizacional e estratégia de gestão de pessoas dos diferentes vínculos empregatícios em projetos de TI.

Projects in the area of information technology (IT) are very common in Brazil to hire professionals with different employment contracts, who are frequently working together on the same project. Among these contract types, the most common forms are first, the use of formal Brazilian labor laws (CLT),...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2012
Main Author: Aidar, Tatiana Malcher lattes
Orientador/a: Muritiba, Patrícia Morilha lattes
Banca: Albuquerque, Lindolfo Galvão de lattes, Kniess, Claudia Terezinha lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Nove de Julho
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos
Department: Administração
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://localhost:8080/tede/handle/tede/114
Citação:AIDAR, Tatiana Malcher. Organizacional Comprometimento and strategy of management of people of the different employment bonds in projects of IT.. 2012. 168 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012.
Resumo Português:Na área de projetos em tecnologia da informação (TI) é bastante comum no Brasil a contratação de profissionais com diferentes vínculos empregatícios, embora trabalhem costumeiramente no mesmo projeto. Dentre estes vínculos, os mais comuns são os funcionários contratados pelo procedimento formal seguindo as leis trabalhistas brasileiras (CLT), e aqueles contratados como prestadores de serviço terceirizado - o que é motivado muitas vezes pela possibilidade de reduzir os custos com a carga tributária. A gestão destes profissionais, que trabalham juntos, mas possuem vínculos empregatícios diferentes, é o foco deste estudo. Nele, o objetivo foi de analisar as diferenças de comprometimento entre funcionários de uma empresa de gerenciamento de projetos de TI que fazem parte do quadro tradicional e aqueles que foram contratados através do vínculo de contratação da terceirização. A partir destas evidências, pretende-se discutir as implicações sobre a estratégia de gestão de pessoas para ambos os funcionários da empresa de gerenciamento de projetos de TI. Para isso, escolheu-se como método o uso de um estudo de caso, com a análise de dados quantitativa e qualitativa. Na primeira etapa de coleta e análise de dados, o comprometimento organizacional dos funcionários da empresa foi mensurado através de instrumento validado aplicado por Medeiros (1997). A coleta foi feita através de um site da WEB chamado SurveyMonkey. Na segunda etapa, foram realizadas entrevistas com diretores da empresa de gerenciamento de projetos de TI para analisar as políticas de gestão de pessoas desta empresa e identificar diferenças na gestão para os vínculos empregatícios. Foi coletado o total de 62 questionários com sucesso de funcionários. Eles foram analisados a partir de técnicas descritivas de análises de dados. Os resultados mostraram que, na empresa em questão, o comprometimento afetivo foi apresentado por ambos os vínculos empregatícios. No entanto, algumas nuancem do comprometimento foram diferentes para os grupos analisados, e são exploradas no estudo. Enquanto que os funcionários de projetos tradicionais (CLT) apresentaram comprometimento afetivo maior do que as demais formas de comprometimento, os funcionários de projetos terceirizados apresentaram diferentemente do previsto, comprometimento normativo com maior média. A partir das políticas de gestão de pessoas adotadas pela empresa, é proposto um modelo teórico que pode ser utilizado nas organizações para gerenciar funcionários de TI de diferentes vínculos empregatícios, baseado nos achados teóricos do levantamento quantitativo e das pesquisas coletadas.
Resumo inglês:Projects in the area of information technology (IT) are very common in Brazil to hire professionals with different employment contracts, who are frequently working together on the same project. Among these contract types, the most common forms are first, the use of formal Brazilian labor laws (CLT), and second, the contract as outsourced service providers - which is often motivated by the possibility of reducing the employment taxation costs. . The focus of this study is then the human resources strategies to manage these professionals, who work together but have different employment contracts. Our objective was to analyze the differences of commitment among employees of IT projects hired through the formal contracts (named CLT) and those who were hired through outsourcing. Our choice of method was a case study, with an IT company, where we collected quantitative data with its employees and we qualitative data via interviews with the company s owner.. The employees organizational commitment was measured by a validated instrument developed by Medeiros (1997). Data was collected through a Web site called SurveyMonkey. Then, interviews were conducted with directors of the company management of IT projects, in which we analyzed the HRM policies to identify differences in the employment relationships. A total of 62 valid Responses were analyzed using descriptive statistic techniques. The results showed that the company, in our case, the affective commitment was strongly indicated by both employment contracts, without presenting substantial differences between them. However, some nuance commitment was different for the groups, and are explored in the study. While employees of traditional projects (CLT) had higher affective commitment than other forms of commitment, employees of outsourced projects presented differently than expected, normative commitment with the highest average. When analyzing the HRM policies adopted by the company, we discuss them based on our results and we propose a theoretical model that can be used in organizations to manage IT employees from different employment contracts, based on theoretical findings of the quantitative survey and interviews.