Estudo da percepção dos colaboradores sobre os programas ambientais de uma empresa de saneamento básico

Mankind explores natural resources since the early days, but only recently realized the impacts that is causing to the environment and the need to ensure the sustainability of the planet, in the economic, social and environmental spheres. With the modern tendency to address the issue sustainability,...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2014
Main Author: Ferreira, Gláucia Aparecida Góes lattes
Orientador/a: Kniess, Cláudia Terezinha lattes
Banca: Gabriel, Marcelo Luiz Dias da Silva lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Nove de Julho
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Department: Administração
Assuntos em Portugês:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://localhost:8080/tede/handle/tede/22
Citação:FERREIRA, Gláucia Aparecida Góes. Study of employees perception on environmental programs of a sanitation company. 2014. 252 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2014.
Resumo Português:A humanidade explora os recursos naturais desde os primórdios, contudo apenas nas últimas décadas se deu conta dos impactos que vem causando ao meio ambiente e da necessidade de zelar pela sustentabilidade do planeta, nas esferas econômica, social e ambiental. Com a tendência moderna de abordar o tema sustentabilidade, a sociedade demanda que as organizações pratiquem e evidenciem suas ações ambientais. Este estudo tem enfoque na área de saneamento básico, onde a sustentabilidade ambiental é parte do negócio. Pesquisou-se a percepção dos colaboradores com relação aos programas ambientais da empresa, a conduta ambiental organizacional, e compilaram-se suas sugestões de melhoria para programas ambientais. Realizou-se um estudo de caso, com método de pesquisa misto: quantitativo e qualitativo. Estudou-se a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp, selecionando-se três de seus programas ambientais: Programa Sabesp 3Rs (Reduzir, reutilizar e reciclar), Programa de Educação Ambiental (PEA) e o Programa de Uso Racional da Água (PURA), por serem os mais abrangentes. Para a pesquisa qualitativa realizaram-se levantamentos nos relatórios de sustentabilidade de empresas de saneamento básico, e entrevistas semiestruturadas com os gestores dos três programas. Para a pesquisa quantitativa procedeu-se um levantamento de campo com uma amostra de 739 colaboradores da Diretoria de Sistemas Regionais (R) da empresa. Identificaram-se como principais ferramentas utilizadas pela Sabesp para disseminar os programas ambientais o website, a Intranet e o Relatório de Sustentabilidade. Pontuou-se a necessidade de aprimorar a comunicação interna dos programas ambientais para que alcance todas as regiões geográficas e todos os níveis hierárquicos. Sugeriu-se a formatação de programas de Endomarketing® que possam unificar objetivos e estratégias de promoção interna dos programas ambientais. Identificou-se a conduta individual favorável às ações ambientais nos pesquisados, o que precisa ser potencializado com envolvimento dos colaboradores visando melhores resultados dos programas ambientais. Dentre as sugestões de melhoria apontadas pelos colaboradores, destacam-se as relacionadas à divulgação, treinamento, e incentivo dos líderes. Sugeriu-se envolver a sociedade e promover alinhamento entre as unidades de negócio, para ampliar o escopo dos programas e obter melhores resultados. O estudo contribui para a prática organizacional propondo aos gestores um programa de Endomarketing® voltado aos programas ambientais com o detalhamento das ações a ele vinculadas.
Resumo inglês:Mankind explores natural resources since the early days, but only recently realized the impacts that is causing to the environment and the need to ensure the sustainability of the planet, in the economic, social and environmental spheres. With the modern tendency to address the issue sustainability, society has demanded the organizations to practicing and disclosing their environmental actions. This study focuses the field of basic sanitation, which has environmental sustainability as part of the business. This paper has attempted to research the perception of employees about company s environmental programs, the organizational environmental conduct and compile their improvement suggestions for environmental programs. It was decided to conduct a case study by using a mixed research method: quantitative and qualitative. The Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp was chosen to study, and three of its environmental programs were selected: Sabesp 3Rs Program (Reduce, reuse and recycle), Environmental Education Program (PEA) and the Program for the Rational Use of Water (PURA), because they are the most comprehensive. For the qualitative research sustainability reports of sanitation companies were studied, and the managers of the three programs were submitted to semistructured interviews. For quantitative research a field survey was conducted with a sample of 739 employees of the Board of Regional Systems (R). Website, Intranet and Sustainability Report was identified as main tools used by Sabesp to disseminate environmental programs. The research pointed to the need to enhance internal communication of environmental programs to reach all geographic regions and all hierarchical levels. It was suggested creating Internal Marketing programs that can unify aims and strategies for internal promotion of environmental programs. It was identified individual behavior favorable to environmental actions on the employees, what have to be boosted by involving company employees aiming better results in its environmental programs. Among the improvement suggestions given by the employees, have prevailed those related to dissemination and training, as well as encouragement from the leaders. It was further suggested to involve the society and promote alignment between the business units, aiming to widen the programs scope and achieve more significant results. This study contributes to organizational practice by proposing to managers an Internal Marketing program focused to environmental programs, in addition to detailing the actions related to it.