Atribuições e competências gerenciais do coordenador pedagógico na educação profissional técnica de nível médio.

Assuming that two or more people who perform tasks in a coordinated manner constitute an organization, it s possible to say that the school is also an organization. And on this organization, the educational coordinator is the manager and the main actor in the context of school management. And for th...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2014
Main Author: Pereira, Fátima Aparecida lattes
Orientador/a: Silveira, Amélia lattes
Banca: Rodrigues, Leonel Cezar lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Nove de Julho
Programa: Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais
Department: Educação
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://localhost:8080/tede/handle/tede/44
Citação:PEREIRA, Fátima Aparecida. Atribuições e competências gerenciais do coordenador pedagógico na educação profissional técnica de nível médio.. 2014. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2014.
Resumo Português:Partindo do pressuposto de que duas ou mais pessoas que realizam tarefas de forma coordenada constituem uma organização, é possível dizer que a escola é também uma organização. E, nesta organização, o coordenador pedagógico é o gestor e o principal ator no contexto da administração escolar. E, para que suas atribuições sejam realizadas de forma efetiva, deve possuir competências gerenciais para seu desenvolvimento. Na literatura que trata de competências gerenciais, dentre outros, a competência gerencial pode ser entendida como sendo uma capacidade de mobilizar e aplicar conhecimentos (saber e saber-fazer) e capacidades numa condição particular, na qual se colocam recursos e restrições próprias à situação específica, conforme definido por Ruas (2001). Este estudo descreve as atribuições do cargo de coordenador pedagógico e suas respectivas competências gerenciais, na modalidade da educação profissional técnica de nível médio. Assim, esta abordagem serviu de base para avaliação das respectivas competências gerenciais do coordenador pedagógico na educação profissional técnica de nível médio, em uma equipe escolar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa empírica, com método qualitativo, por meio de um estudo de caso único. O estudo foi realizado em uma escola profissional de nível médio de São Paulo privada, capital, que conta hoje com, aproximadamente, com 4.000 alunos matriculados. Na primeira etapa, por meio de análise documental, foi revisada a legislação educacional deste Estado e o regimento escolar da escola. Em seguida, adotando a técnica de grupo focal, foram coletados dados sobre as atribuições do coordenador pedagógico, no local da pesquisa. Em seguida foram realizadas entrevistas em profundidade com os coordenadores pedagógicos da escola, para validar as atribuições e as competências apontadas na fase anterior. Os resultados revelam, primeiramente, que as atribuições legais amparam reflexões sobre as funções e o desempenho do coordenador, enquanto gestor escolar. Os resultados mostram, ainda, que houve convergência quanto ao entendimento sobre atribuições e competências e o que rege a legislação e a normatização do assunto. Os resultados apontam que os coordenadores pedagógicos consideraram válidas as atribuições e as competências evidenciadas neste estudo. A conclusão é de que o estudo contribuiu para ampliar o entendimento do assunto, de forma geral, e no contexto pesquisado. Da mesma forma, a pesquisa possibilitou a gradativa intervenção na prática da ação quanto às competências gerenciais, com mudanças embasadas na discussão e no entendimento coletivo, refletido no aperfeiçoamento da qualidade da gestão no local de estudo.
Resumo inglês:Assuming that two or more people who perform tasks in a coordinated manner constitute an organization, it s possible to say that the school is also an organization. And on this organization, the educational coordinator is the manager and the main actor in the context of school management. And for their assignments are performed on the best way, effectively, must have managerial skills to its development. In the literature that deals with management skills, among others, the managerial competence can be understood as a capacity to mobilize and apply knowledge (knowledge and know-how) and capabilities in a particular condition, in which place is settle resources and restrictions on specific situation, as defined by Ruas (2001). This study describes the job description of the position of pedagogical coordinator, and their managerial skills, in the grade of vocational technical education of high school. Thus, this approach served as the basis for evaluating their managerial competences of the pedagogical coordinator in the technical high school education in a school staff. Therefore, it was performed a empirical with qualitative method through a case of study. The study was conducted in a mid-level professional school of São Paulo, the capital, which has today close of 4,000 students enrolled. In the first stage, through documentary analysis, it was reviewed the educational legislation of this state and the regulations school. Following, adopting the technique of focus group data, it was collected information about the responsibilities of the pedagogical coordinator, in the research site. After it was done depth interviews were conducted with the coordinators of the school to validate the competences and responsibilities identified in the previous phase . The results show, first, that the legal responsibilities support the reflections on the functions and performance of the coordinator as school manager. The results also show that there was convergence on the understanding of roles and responsibilities about the legislation and regulation of the subject. Further the results indicate that the coordinators considered valid assignments and skills highlighted on this study. Also the pedagogical coordinators self - assessment proved valid in relation to the skills complexity required for the coordinators performance of professional technical high school education . The conclusion is that the study contributed to broaden the understanding of the subject in general, and the research context. The process of this research provided an opportunity of expansion of the interaction between teachers and pedagogical coordinators, as well as the study and discussion of managerial competencies.