Educação financeira de estudantes universitários: uma análise dos fatores de influência

This study investigated the level of financial literacy of Brazilian university students and its possible relationship with social capital, perceived self-efficacy, consideration of future consequences and financial stress. The sample included students enrolled in a private University in Sao Paulo....

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2014
Main Author: Donadio, Rosimara lattes
Orientador/a: Silveira, Amélia lattes
Co-advisor: Biancolino, César Augusto
Banca: Maccari, Emerson Antonio lattes, Nelson, Reed Elliot lattes, Sousa, Almir Ferreira de lattes, Savóia, José Roberto Ferreira lattes
Format: Tese
Language:por
Published: Universidade Nove de Julho
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Department: Administração
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:https://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/999
Resumo Português:O trabalho investigou a educação financeira de estudantes universitários brasileiros e suas possíveis relações com o capital social, a auto-eficácia percebida para o gerenciamento de finanças pessoais, o comportamento quanto às considerações de consequências futuras na tomada de decisões financeiras e os fatores geradores de estresse financeiro. A amostra utilizada constituiu-se de alunos matriculados no ano de 2014, do quinto ao oitavo semestre, no curso de Administração, nos campi de São Paulo, de uma universidade privada, que possui, em seu quadro de discentes, a heterogeneidade de indivíduos, em termos de origem geográfica, raça, gênero, faixa etária, estado civil, classe sócio-econômica, e renda familiar mensal. A pesquisa caracterizou-se como descritiva, com método quantitativo, tendo sido utilizadas as técnicas estatísticas de análise fatorial exploratória e a regressão múltipla hierárquica, para tratamento dos dados. O estudo revelou que alguns componentes do capital social, como o nível de educação do pai e o número de disciplinas cursadas em finanças têm relação positiva com o nível de educação financeira dos estudantes universitários. Já o nível de renda familiar e o nível de educação materna não foram relevantes. Quanto às demais variáveis pesquisadas, a auto-eficácia percebida também não apresentou relação com o nível de educação financeira, porém, a consideração de conseqüências futuras na tomada de decisões financeiras e o estresse financeiro puderam ser relacionados ao nível de educação financeira dos sujeitos de pesquisa. A questão de pesquisa, os objetivos geral e específicos, assim como as hipóteses definidas no trabalho, foram, respectivamente, respondida, atingidos e confirmadas.
Resumo inglês:This study investigated the level of financial literacy of Brazilian university students and its possible relationship with social capital, perceived self-efficacy, consideration of future consequences and financial stress. The sample included students enrolled in a private University in Sao Paulo. These students come from different backgrounds, in terms of geographical origin, race, gender, age, marital status, socio-economic class, and family income. A factor analysis and a hierarchical regression were conducted. The factor analysis on the scales of financial self-efficacy, consideration of future consequences, and financial stress indicated that these instruments are appropriate for use with the sample college students. The findings revealed that some components of social capital, such as the level of father's education and the number of courses taken in finance have positive relation with the level of financial literacy of college students. The family income level and maternal education were not relevant. As for the other variables studied, the perceived self-efficacy was not related to the level of financial education, however, consideration of future consequences and financial stress could be related to the level of financial education of social subjects. The research question, the general and specific objectives, as well as the assumptions defined in the study were, respectively, answered, achieved and confirmed.