Sistema educacional de aristóteles: um estudo aproximativo.

This dissertation aims to contribute in building a theoretical foundation on the work of the teacher and the social educator, based on Aristotle s Ethics and Politics. Initially, the lack of what we are calling Aristotle s educational system on the History of Education manuals caused certain uneasin...

Nível de Acesso:embargoedAccess
Publication Date:2010
Main Author: Garcia, Alessandro Barreta lattes
Orientador/a: Nosella, Paolo lattes
Banca: Tagliavini, João Virgilio lattes, Lorieri, Marcos Antonio lattes, Jardilino, José Rubens lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Nove de Julho
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Department: Educação
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://localhost:8080/tede/handle/tede/438
Citação:GARCIA, Alessandro Barreta. Sistema educacional de aristóteles: um estudo aproximativo.. 2010. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2010.
Resumo Português:O objetivo geral desta dissertação é contribuir para uma fundamentação do trabalho docente e do educador social, tendo como base exploratória a Ética e a Política de Aristóteles. Inicialmente a partir da leitura de alguns dos manuais de História da Educação, foi observada uma carência dos escritos do que chamaremos de sistema educacional de Aristóteles. Esta percebida ausência, cria no leitor certa inquietação. E sendo importante discutir os sistemas educacionais dos filósofos da antiguidade grega questionamos essa ausência previamente observada em manuais da Educação. Constatado nosso problema, a hipótese desta dissertação é que Aristóteles apresenta de forma teórica um conjunto de elementos que coordenados expõem a organização da cidade, bem como uma organização educacional. Como objeto deste trabalho, destacam-se os manuais de Educação disponíveis no Brasil. Como referenciais teóricos da pesquisa são utilizadas as obras: Ética a Nicômaco e a Política de Aristóteles. A fim de elucidar nosso problema, os objetivos deste trabalho são: a) demonstrar, por meio dos manuais sobre a Educação na antiguidade, que Aristóteles não é descrito como um teórico da Educação b) demonstrar, a partir das obras Aristóteles, que ele elaborou um sistema teórico educacional importante para a história do pensamento pedagógico. Salienta-se que o entendimento de personagens da antiguidade no âmbito da Educação grega é importante para se compreender os posteriores períodos da história da Educação.
Resumo inglês:This dissertation aims to contribute in building a theoretical foundation on the work of the teacher and the social educator, based on Aristotle s Ethics and Politics. Initially, the lack of what we are calling Aristotle s educational system on the History of Education manuals caused certain uneasiness on the reader. Before the importance of discussing the ancient Greek philosophers educational systems we question the absence previously mentioned on the manuals of Education. Established that, the hypothesis of this paper is that Aristotle theoretically presents a set of coordinated elements exposing the organization of a city, as well as a educational organization. As the object of this study, we highlight the manuals of Education available in Brazil. As theoretical references in this research, we took the books Nicomachean Ethics and Politics by Aristotle. To answer our questions, the goals of this paper are: a) to demonstrate through the manuals of Education from antiquity that Aristotle is not described as a theoretical of Education; b) to demonstrate by Aristotle s work that he elaborated an important theoretical system of Education to the History of the pedagogical thinking. We emphasize that the understanding of the ancient Greek characters related to Education is important to the comprehension of the afterwards periods in the History of Education.