Gestão de projetos em instituições de ensino superior: caso pró-administração

As a result of social changes, the HEIs (Higher Education Institutions) have been forced to evolve. The future of the institution depends on how well it adapts to changes in society. In this time of great changes, such as globalization, high competitiveness and growing quest for knowledge, HEIs (hig...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2012
Main Author: Costa, Giovane da lattes
Orientador/a: Maccari, Emerson Antonio lattes
Banca: Kniess, Cláudia Terezinha lattes, Gomes, Claudia Maffini
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Nove de Julho
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Department: Administração
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://localhost:8080/tede/handle/tede/688
Citação:COSTA, Giovane da. Project management in higher education institutions: case pro-management.. 2012. 108 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012.
Resumo Português:Em decorrência das mudanças sociais, as IES (Instituições de Ensino Superior) viram-se obrigadas a evoluir. O futuro da instituição depende de quão bem ela se adapta as transformações da sociedade. Neste momento de grandes alterações, como globalização, alta competitividade e crescente busca por conhecimento, as IES (Instituições de Ensino Superior) precisam ser geridas de forma eficiente e eficaz. Atualmente a reformulação da governança e gestão acadêmica está dirigida para melhorar o desempenho e atender às expectativas de todos os stakeholders, internos e externos. É neste contexto que as formas tradicionais de gestão acadêmica são vistas como obsoletas e ineficazes, sendo progressivamente substituídas por práticas baseadas em critérios de racionalidade econômica. Uma das práticas gerenciais do modelo corporativo que vem sendo importadas para o modelo acadêmico é a Gestão de Projetos. É neste contexto que este estudo busca identificar como as IES conduzem seus projetos, através de um estudo de caso, de um dos projetos do Pró-Administração da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) liderado pela Universidade Nove de Julho. Além disso, tendo como base as boas práticas da Gestão de Projetos, serão identificadas possíveis melhorias no desenvolvimento deste projeto acadêmico. O estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa empirica, exploratória e de caso único. Esta pesquisa visa ainda investigar a percepção dos sujeitos sociais envolvidos no ambiente da pesquisa, sobre a Gestão de Projetos em Instituições de Ensino Superior, desta maneira caracteriza-se por pesquisa qualitativa, que segundo Godoy (1995) estudos deste tipo envolvem a obtenção de dados descritivos a cerca de lugares, pessoas, organizações e formas de interação que se dão atravez do contato direto do pesquisador com a situação estudada. A coleta de dados se deu atravéz de pesquisa bilbiográfica e análise decumental, além de uma entrevista e de observações. Os principais resultados da pesquisa apontam que o projeto foi subdivido em núcleos e em subprojetos, onde os coordenadores destes subprojetos possuíam autonomia total na condução. Além disso, o projeto está inserido em uma instituição complexa e adhocratica onde as relações de monitoramento e controle não ficam muito claras, por isso, é recomendável que em projetos desta natureza sejam disponibilizados recursos e atenção para o monitoramento e controle das atividades.
Resumo inglês:As a result of social changes, the HEIs (Higher Education Institutions) have been forced to evolve. The future of the institution depends on how well it adapts to changes in society. In this time of great changes, such as globalization, high competitiveness and growing quest for knowledge, HEIs (higher education institutions) need to be managed efficiently and effectively. Currently the reshaping of academic governance and management is aimed to improve performance and meet the expectations of all stakeholders, internal and external. It is in this context that the traditional forms of academic management are seen as outdated and ineffective, being gradually replaced by practices based on criteria of economic rationality. One of the management practices of the corporate model that has been imported into the academic model is the Project Management. It is in this context that this study seeks to identify how the IES conduct their projects through a case study of one of the projects Pró-Administração CAPES (Coordination of Improvement of Higher Education Personnel) led by the University Nine July. Furthermore, based on the best practices of Project Management will identify possible improvements in the development of this academic project. The study is characterized by empirical research, exploratory and unique case. This research also aims to investigate the perception of social subjects involved in the research environment, on Project Management in Higher Education Institutions in this way is characterized by qualitative research, which according Godoy (1995) studies of this type involve obtaining data descriptive about places, people, organizations and forms of interaction that occur alert by direct contact with the researcher studied the situation. Data collection took place thru research and analysis bilbiográfica decumental, plus an interview and observations. The main results of the research show that the project was divided into subprojects and cores, where the coordinators of these subprojects had full autonomy in the conduct. Furthermore, the project is part of a complex institution and adhocratica where relations of monitoring and control are not very clear, so it is recommended that in projects of this nature are made available resources and attention to the monitoring and control activities.