Estrat??gias para o mercado de baixa renda: estudos de caso no mercado brasileiro.

With the advent of globalization, the emergent countries began to attract the attention of the corporations as an alternative to the traditional markets, in spite of their great amount of low-purchasing people. The present study has as objective to extend the knowledge about the phenomenon of the as...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2009
Main Author: Silva, Francisco Louren??o da lattes
Orientador/a: Zilber, Silvia Novaes lattes
Banca: Costa, Benny Kramer lattes, Spers, Renata Giovinazzo lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Nove de Julho
Programa: Programa de P??s-Gradua????o em Administra????o
Department: Administra????o
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/613
Citação:SILVA, Francisco Louren??o da. Estrat??gias para o mercado de baixa renda: estudos de caso no mercado brasileiro.. 2009. 217 f. Disserta????o (Mestrado em Administra????o) - Universidade Nove de Julho, S??o Paulo, 2009.
Resumo Português:Com o advento da globaliza????o, os pa??ses emergentes come??aram a atrair a aten????o das corpora????es como uma alternativa aos mercados tradicionais, apesar de sua grande quantidade de pessoas com baixo poder de compra. O presente estudo tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre o fen??meno da ascens??o das classes de baixo poder aquisitivo ao mercado consumidor brasileiro e as estrat??gias usadas aqui pelas grandes empresas para serem bem sucedidas neste segmento. Foi utilizado o m??todo de estudos de caso em quatro importantes corpora????es operando no Brasil, tr??s das quais produtoras de bens de consumo e uma que fornece servi??os de telecomunica????es e o resultado mostrou que elas n??o est??o atuando no chamado mercado da base da pir??mide da mesma forma que ocorre em outros pa??ses emergentes. As grandes empresas preferem tentar penetrar somente na classe C , considerando que a estratifica????o econ??mica abaixo n??o ?? atrativa o suficiente principalmente por causa de sua pequena dimens??o. A conclus??o deste estudo, baseada em evid??ncias encontradas atrav??s da an??lise dos dados, foi que aquelas empresas n??o mudaram de modo disruptivo, nem suas estrat??gias habituais nem seus recursos para alcan??ar o mercado de baixa renda local. Ao inv??s disso, elas ajustaram estrat??gias promovendo pequenas inova????es como adaptar produtos e canais de distribui????o, contradizendo a maior parte da literatura acad??mica existente sobre esse tema.
Resumo inglês:With the advent of globalization, the emergent countries began to attract the attention of the corporations as an alternative to the traditional markets, in spite of their great amount of low-purchasing people. The present study has as objective to extend the knowledge about the phenomenon of the ascension of the low-income classes to the Brazilian consumer market and the strategies used here by the big companies to be successful in this segment. It was used the case study method in four important corporations operating in Brazil, there of them producers of consumer goods and one that provides telecommunication services, and the result had shown that they are not actuating in the called bottom of pyramid market in the same way that occurs in other emergent countries. The big companies prefer try to penetrate only the C class, considering that the economic stratification below it is not attractive enough mainly because of its small dimension. The conclusion of this study, based on evidences founded through the data analysis, was that those companies did not change, in a disruptive way, neither their usual strategies nor their resources in order to reach the local low-purchasing market. Instead, they adjusted strategies promoting small innovations like adapting products and distribution channels, contradicting most of the academic literature existent about this theme.