PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA URBANIZAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE DE GOIÂNIA

This Dissertation examines the process of urbanization in Goiânia from 80 years in the Southeast within a concept of strategic planning, seeking to maximize profits in the face of the business model. Goiânia has undergone a process of change in urban space. The expansion of the city enters into the...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2011
Main Author: Costa, Luciene Ribeiro da lattes
Orientador/a: Barbosa, Ycarim Melgaço lattes
Banca: Pasqualetto, Antonio lattes, Rodrigues, Waldecy lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Programa: Desenvolvimento e Planejamento Territorial
Department: Ciências Exatas e da Terra
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://localhost:8080/tede/handle/tede/2789
Citação:COSTA, Luciene Ribeiro da. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA URBANIZAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE DE GOIÂNIA. 2011. 62 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.
Resumo Português:A presente Dissertação analisa o processo de urbanização de Goiânia a partir dos anos 80, na região Sudeste, dentro de uma concepção de planejamento estratégico, buscando a maximização do lucro em face do modelo empresarial. Goiânia passou por um processo de mudança no espaço urbano. A expansão da cidade entra na lógica do capital, o centro não atende mais ao interesse da população, pois deixa de ser um local valorizado na forma econômica e social da cidade de Goiânia. A construção do shopping deixa o centro da cidade obsolescente, ou seja, há uma concentração dos investimentos públicos e privados nesta região em detrimento da região central da cidade. Com a sua implantação, a região sudeste de Goiânia passa por uma rápida valorização imobiliária, induzida por um planejamento estratégico de cunho empresarial, no qual o valor de troca se sobrepõe ao valor de uso. Implanta-se uma lógica racional na ocupação da região sudeste: surge o primeiro hipermercado, constrõem-se modernos condomínios horizontais e verticais (alguns de griffe ), novos hotéis, o Paço Municipal, futuramente a Catedral, o Ministério Público Federal, concessionárias e o Fórum de Goiânia. Essas construções agregam aquela região da cidade à lógica de mercado. O planejamento estratégico demonstra como se efetivam os processos de decisão e o planejamento de ações, considerando as forças econômicas e sociais. Nesse processo, o marketing urbano entra como um comunicador de crescimento da região Sudeste de Goiânia, que se manifesta por meio de criação da imagem através da publicidade. De fato, a região vem se desenvolvendo e o shopping é o principal responsável por esse crescimento rápido.
Resumo inglês:This Dissertation examines the process of urbanization in Goiânia from 80 years in the Southeast within a concept of strategic planning, seeking to maximize profits in the face of the business model. Goiânia has undergone a process of change in urban space. The expansion of the city enters into the logic of capital, the center no longer meets the population's interest, because it is no longer valued as a local economic and social development in the city of Goiania. The construction of the shopping, let the city center obsolescent, ie there is a concentration of public and private investments in this region at the expense of the downtown area. With their deployment to Southeast Goiania undergoes a rapid real estate appreciation, induced by an imprint of corporate strategic planning, where the exchange value overrides the value in use. Implants in a rational logic of occupation from the Southeast, there is the first hypermarket, modern condominiums are built horizontal and vertical (some famous brand), new hotels, the Municipal Palace, the Cathedral in the future, the Federal Public Ministry, utilities and the Forum of Goiania. . These buildings add that part of town to the market logic. The strategic planning demonstrates how to become effective decision-making processes and action planning, considering the economic and social forces. In the process, urban marketing comes as a communicator of growth in the Southeast region of Goiania, manifested through the creation of the image through advertising. In fact, the region is developing and the mall is the main responsible for this rapid growth.