A DEMOCRACIA E O PROGESTO: formãção continuada em serviço

The objectof this researchis thecontinuing education programforschool managers, taught in the distance, Progest o. Analyzethe extent to whichthis programentailedchangesin the implementationof democracyin the management ofapublic schoolof Par is the overall goal. Theresearch isqualitative, with docum...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2012
Main Author: Obeid, Nidal Afif lattes
Orientador/a: Brzezinski, Iria lattes
Banca: Assis, Lúcia Maria de lattes, Silva, Marcos Antonio da lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Programa: Educação
Department: Ciências Humanas
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://localhost:8080/tede/handle/tede/1053
Citação:OBEID, Nidal Afif. A DEMOCRACIA E O PROGESTO: formãção continuada em serviço. 2012. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
Resumo Português:O objeto desta pesquisa s o os reflexos do programa de forma o continuada de gestores escolares, ministrado na modalidade a dist ncia, Progest o, em uma escola estadual do Par - Escola Estadual Caraj s. O objetivo geral analisar em que medida esse programa implicou mudan as na concretiza o da democracia na gest o desta o objetivo geral. A investiga o qualitativa, com an lise documental e question rios que seguiu um roteiro semiestruturado. No referencial te rico parte-se do pressuposto de que a gest o democr tica na escola reflete o processo democr tico da sociedade em que est inserida. As categorias primordiais analisadas s o democracia, gest o democr tica e participa o. Estudos acerca das concep es de gest o democr tica e participa o consistem os eixos do referencial te rico. O modelo de gest o revelado pela an lise do Progest o veicula a concep o de gest o sob uma perspectiva formal, decorrente da administra o p blica gerencial que adota a es flex veis, participativas e descentralizadas traduzidas em gest o gerencial, como fator de melhoria da qualidade da educa o. Nos cadernos de estudos do Progest o M dulos, foi poss vel reconhecer uma concep o formal de democracia, servindo de sustenta o para as pr ticas de gest o convencional que aparentemente assume o discurso democr tico, mas que n o exercitado na escola observada Escola Estadual Caraj s. No plano de gest o da Escola Estadual Caraj s comprovada a reprodu o de ideias de democracia, gest o democr tica, participa o disseminadas pelo Progest o. Verificou-se que a comunidade escolar percebe a democracia, a gest o democr tica e a participa o voltados para resultados. Concluiu-se que o Progest o introduz um modelo de gest o gerencial para a escola p blica.
Resumo inglês:The objectof this researchis thecontinuing education programforschool managers, taught in the distance, Progest o. Analyzethe extent to whichthis programentailedchangesin the implementationof democracyin the management ofapublic schoolof Par is the overall goal. Theresearch isqualitative, with documentary analysis and questionnaires followed asemistructured script.In thetheoreticalpartis theassumption that thedemocratic management of theschoolreflectsthe democratic processof societyin which it operates. Theprimarycategoriesanalyzedare democracy, democratic managementand participation.Studies onthe concepts ofdemocratic managementand participationaxesconsistof the theoretical. The management modelrevealed byanalysis ofProgest oconveys theconcept ofmanagement fromaformal perspective, due topublic managementactionsthat adoptsflexible, participatory and decentralizedmanagementtranslated intomanagementas a factor inimproving the quality ofeducation.Instudiesof thebooksProgest o moduleswaspossible to recognizeaformal conceptionof democracy, serving as a support forconventionalmanagement practicesthat apparentlytakes thedemocratic discourse, but thatis notexercisedat the schoolobserved State SchoolCaraj s. In themanagement planState SchoolCaraj sisprovenreproductionof ideasof democracy, democratic management, participation by Progest odisseminated. It was found thatthe school communityperceives thedemocracy, democratic management, participation andresults-oriented. It is concludedthat theProgest ointroducesamanagement modelforpublic schoolmanagement.